Cerca de 150 pessoas participam da Jornada Técnica do Setor Alimentício

“Queremos ser efetivamente reconhecidos como o Vale dos Alimentos”, afirmou o coordenador da Jornada Técnica do Setor Alimentício – AlimentaAçãoRS, Gilberto Soares, na abertura oficial do evento para autoridades, na quarta-feira (17) à noite, no Weiand Hotel. A cerimônia precedeu a programação de palestras que se realizou hoje (18) e foi prestigiada por uma plateia de aproximadamente 150 pessoas. O evento segue amanhã, começando com rodada de negócios, além de mais palestras focadas no tema inovação. A Jornada é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Agea Marketing, com patrocínio de Sicredi e Univates.
Para Soares, a região precisa ser ambiciosa e entender que pode alcançar essa referência como melhor produtora de alimentos do Brasil. “Para isso temos a obrigação de produzir melhor, cumprir todas as normas de segurança alimentar e inovar, fazer diferente. Para que as empresas de fora, quando quiserem investir nos olhem como exemplo, como uma região ideal e protagonista de negócios que dão certo”, avaliou.
O presidente da Acil, Miguel Arenhart, reafirmou o propósito da entidade de fortalecer o modelo de desenvolvimento econômico local e regional através da Jornada e tantos outros, como as feiras Expovale e Construmóbil. “A Acil aumenta o grau de competividade de nossas empresas, estimula e promove a redistribuição da renda num cenário de crescimento econômico, dissemina boas experiências, enfim, planeja, apoia e contribui de maneira assertiva para a gestão estratégica do desenvolvimento local e regional”.
A vocação do Vale para os alimentos foi destacada pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari, Ito Lanius. Mas ele também advertiu para o desafio coletivo. “Algumas indústrias daqui podem atuar em qualquer parte do mundo, mas precisamos que todas busquem essa excelência”. Ao citar que 80% da economia regional gira em torno dos alimentos e lembrar que as cinco maiores empresas de Lajeado são desse setor, o prefeito Marcelo Caumo evidenciou a importância do evento. “Foi graças à produção de alimentos que a crise não nos atingiu como a outras regiões”, disse, enaltecendo que essa seja a primeira de muitas outras edições da Jornada. Para a diretora do Parque Tecnológico Tecnovates, Simone Stülp, esse é um momento histórico de discussão sobre o futuro do Vale do Taquari. “Estamos nos conectando, fazendo uma construção para ter uma região com ações concretas de inovação e desenvolvimento tecnológico”.

 

Fonte Imprensa Jornada Técnica AlimentaAçãoRS

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...