Caravanas de diversas cidades do Estado prestigiaram a Suinofest 2016

Encerrou no domingo, dia 12, a 15ª edição do melhor evento gastronômico do Estado – a Suinofest. O frio intenso que se alojou no Estado, não assustou as mais de 30 mil pessoas que compareceram no Parque João Batista Marchese. A festa é composta de uma grande variedade de alimentos no Salão Gastronômico, Festival de Compras, Espaço Cultural, Seminários e atividades turísticas. A entrada foi gratuita.

Diversas caravanas de Nova Prata, Santa Vitória do Palmar, Guaporé, Porto Alegre, Vera Cruz, Torres, Candelária, Montenegro, Viamão, Bento Gonçalves, Marques de Souza, Venâncio Aires, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Estrela, São Valentim, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Gravataí, Nova Bréscia, Teutônia, Serafina Corrêa, Santa Maria conheceram e se encantaram com a qualidade do Salão Gastronômico e as demais atrações da Suinofest.

Festival de Compras

Neste ano, Festival de Compras completou 10 edições. Com mais de 140 expositores de diversos segmentos, os visitantes encontraram várias opções de confecções, calçados, colchões, cama, mesa e banho, acessórios, ensino, artesanato, agroindústrias, equipamentos agrícolas, decoração, perfumaria, produtos de beleza, serviços, veículos e entidades. “Trabalho desde 2004 com artesanato e há dez anos comercializo meus produtos na Suinofest. Isso representa uma renda a mais para a família. Além das vendas diretas, as pessoas conhecem meus produtos e fazem várias encomendas. O grande diferencial deste evento é a entrada gratuita no Parque. Isso atrai mais gente”, destaca a artesã Elisa Maria Seidl (63).

Espaço Gourmet”

Um dos diferenciais deste ano foi o Espaço Gourmet que promoveu o resgate da culinária regional e o fortalecimento da suinocultura e da erva-mate. Nele foram produzidas seis receitas a base de carne suína, erva-mate e produtos derivados do Arranjo Produtivo Legal (APL do Vale do Taquari). As oficinas foram gratuitas e abertas para o público. A atividade teve o apoio da Turismate, do APL- Vale do Taquari, da Emater/RS-Ascar, do Moinho Sangalli e da Lume Eventos.

Suinokids

Em torno de 500 crianças que pertencem aos 4º e 5º anos das redes municipais, estaduais e privadas de Encantado participaram da Suinokids. O tema deste ano foi a Água. Durante a programação houve a presença dos mascotes amigos do Buti, apresentação de um teatro, brincadeiras dirigidas pela professora de música, distribuição de lanche e visita pelo Parque João Batista Marchese. A programação é sempre recheada de brincadeiras e muita diversão. Através dela, a Suinofest incentiva a educação, a preservação do meio ambiente e a valorização da natureza. O evento contou com o apoio da Corsan.

Neste semestre, todas as Escolas realizaram várias atividades individuais e em conjunto sobre a água. “Dede o início do ano abordamos o consumo consciente, a poluição e os usos da água. A Suinokids foi a culminância de todo este trabalho. Deixo um agradecimento especial aos professores e às direções das Escolas que abraçaram todo este trabalho. Estamos muito felizes com o resultado”, comenta a coordenadora da Secretaria Municipal da Educação de Encantado, Lisania Sandri.

2º Encontro Musical do Vale do Taquari

O 2º Encontro Musical do Vale do Taquari foi uma oportunidade para os talentos musicais apresentarem as suas potencialidades. O evento contou com a apresentação do tenor mirim Vitor Delazeri de Encantado; Lia e Guilherme de Sério; Victor Chiesa Ferreira de Ilópolis; Júlia Scheid Zimmer de Arroio do Meio; Grupo Amizade de Roca Sales; irmãos gêmeos José Henrique e Josiele Borsatto de Progresso; Banda Pensamentos de Liesel de Lajeado; Talita Miranda de Cruzeiro do Sul; Grupo Vozes do Sul de Santa Clara do Sul e Grupo Escaleta do Núcleo Cultural de Estrela.

“Deu um friozinho na barriga, mas eu adorei. É uma forma das pessoas conhecerem o nosso trabalho e de nós divulgarmos o que aprendemos durante as aulas”, comenta Josiele Fernandez Borsatto (14) de Progresso. Ela e seu irmão fazem aula de canto há um ano e de música há dois anos. Na música desde os nove anos, o professor Mauro Luis Gregory (57) de Santa Clara do Sul aprovou as apresentações. “Teve uma diversidade musical e uma integração de pessoas e de municípios. Esta atividade deve continuar sendo feita. Tudo que envolve a música é positivo”.

O evento foi organizado pelo Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Vale do Taquari e contou com o apoio da Amvat e da Suinofest. “Nós queremos valorizar os talentos regionais. Já percebemos os resultados positivos durante as apresentações e o fortalecimento dos laços entre os Conselhos dos municípios”, comenta a presidente do Conselho Daniela Nicolini.

Seminários

No final de semana também houve o 4º Encontro do APL; Painel Pensar o Vale – Desenvolvimento Regional Sustentável, promovido pelo Jornal A Hora; lançamento do Portal Região dos Vales; Encontro da Avat; palestra sobre Microcefalia (Apae) e a reunião de conscientização e de voluntários da Parceiros Voluntários.

Gincana dos amigos do Buti

Outra atividade que movimentou o Espaço Cultural foi a Gincana dos amigos do Buti. O mascote da Suinofest realizou várias brincadeiras com a participação da Divi da Divine Chocolates, do Pila que é do Grupo de Educação Fiscal de Encantado, do Kito da Fruki Cola, do Flopi das Balas Forestal, do Zé Foca do Jornal O Informativo do Vale e da Mimosa da FestLeite.

A 15ª edição da Suinofest é uma promoção da Aci-e em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. A organização é da Lume Eventos. A Suinofest tem patrocínio do Sicredi, da Dália Alimentos, das Lojas Benoit, Corsan, Banrisul, BRDE, Unimed VTRP e Quinta do Vale. O evento ainda conta com o apoio do Banco do Brasil, Alfanet, Fruki Guaraná e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...