Candidatos debatem projetos para o Vale

Políticos do Vale do Taquari participaram ontem de sabatina com eleitores no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), em Lajeado. Dos 26 nomes da região, 11 estiveram do debate. Eles apresentaram propostas sobre a crise nas finanças no Estado, soluções à segurança pública e sobre a representatividade política

O Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado, órgão formado por 14 instituições, iniciou ontem a série de sabatinas com postulantes a cargos na assembleia gaúcha e câmara federal. Denominado “Encontros com Candidatos”, a programação termina hoje, às 19h, no Tetro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat).

Ontem, 11 candidatos a deputado estadual participaram do primeiro dia do evento. Estavam presentes Bispa Claudete da Silva (PMN); Douglas Sandri (NOVO); Enio Bacci (PDT); Leonardo Stephan (PRP); Luís Fernando Schmidt (PT); Mareli Vogel (PP); Marquinho Lang (PRB); Mariela Portz (PSDB); Sérgio Kniphoff (PT); Sidnei Eckert (MDB); e Vilsinho Jacques (PTB).

eleicoes-2018_a-hora-jornal

Os encontros são constituídos por três blocos. No primeiro, os candidatos utilizam o espaço para se apresentarem ao público. Nos dois seguintes, são feitas perguntas elaboradas pelas entidades do Fórum, para serem respondidas pelos candidatos de forma direta ou por meio de sorteio.

As questões abordam temas como economia, crise fiscal, reformas política, tributária e previdenciária, saúde, educação, segurança e infraestrutura, sendo algumas focadas no Vale do Taquari. O evento é aberto à comunidade, assessores e convidados dos candidatos, imprensa e membros das diretorias das entidades parceiras.

O evento “Encontro com os Candidatos” é promovido de forma conjunta pela Acil, Aescon VT, Alsepro, CDL, CIC do Vale do Taquari, CREA, Junior Chamber International (JCI) Lajeado, Núcleo de Arquitetos do Empreender da ACIL, Observatório Social, OAB Lajeado, Sinduscom VT, Sindilojas, Sincovat e Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Taquari (Seavat).

Também estava previsto o encontro com os candidatos ao Governo do Estado. Porém, devido ao número insuficiente de confirmações, o mesmo foi cancelado. Hoje, o encontro reúne os postulantes à câmara federal.

Frases dos candidatos

A primeira parte do encontro serviu para os candidatos se apresentarem. Sandri iniciou. “É a primeira eleição do NOVO, um partido que valoriza o indivíduo e não o político como gerador de riqueza. Que preza pela liberdade, que busca inovar e fazer diferente.” Na sequência, Bacci. “A população vai ter que separar o joio do trigo. Buscar políticos que não enriquecem com a política. E eu fiquei 20 anos em Brasília, e saí de lá ileso.”

Na sequência, falou o ex-prefeito de Lajeado. “A política não passa bons momentos, mas é necessária. Minha principal bandeira é geração de emprego e renda na agricultura familiar e também na área urbana”, afirma Schmidt. “Eu como empresário estou indignado com a alta carga tributária, vamos entrar para fazer a diferença”, diz Stephan.

Mareli Vogel, do PP, falou sobre o início da carreira política. “Iniciei como vereadora em Teutônia. Aprendi nesta vida em comunidade o verdadeiro valor da política, por meio da escuta e do engajamento.” Marquinho Lang provocou os eleitores. “Sejamos bairristas. Defendam os candidatos do Vale do Taquari. São os melhores para todos nós.”

Para Mariela, é preciso “arrumar a casa do estado”. “Me apresento como mãe. E vou lutar para que não tenhamos mais um estado ineficiente.” Kniphoff também relembrou a carreira na pública. “Estou no terceiro mandato como vereador. E esta experiência, junto com convívio com famílias da região, me dão as credenciais para defender a região.”

Sidnei Eckert falou sobre a campanha. “Sou um homem apaixonado pela vida pública. Sempre envolvido em trabalho e entidades voluntárias. A partir do dia dois de janeiro, comecei a percorrer todo o Vale.” Jacques cobrou mais compromisso com a região. “O Vale tem 272 mil eleitores. A minha campanha é só para o Vale do Taquari”, resume. Por fim, a Bispa Claudete falou sobre a importância de envolver todos os municípios durante o mandato.

Fonte Jornal A Hora

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...