Cadeia produtiva têxtil e de confecções ganha evidência com lançamento da Confec +

Autoridades, lideranças e empresários participaram, nesta terça-feira à noite (4), do lançamento da Confec +. Transcorrido na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o evento oficializou a primeira edição da feira para os dias 15, 16 e 17 de agosto de 2019 no Parque do Imigrante, em Lajeado.  Focada em negócios, a Confec + tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva têxtil e de confecções, envolvendo fornecedores, indústrias fabricantes e varejistas. Realizadoras da Confec +, Lume Eventos e Acil apresentaram o planejamento da feira, os atrativos e o potencial da região para sediá-la.

A primeira abordagem da noite ocorreu com Maísa Rasche. Graduada em moda, pós-graduada em artes visuais e em modelagem, ela fez uma apresentação sobre moda e abordou como as macrotendências interferem na microempresa. “Quando falamos em moda não estamos nos referindo ao que vestir, mas como se portar. A gente está falando da questão de ego, autoestima, em como eu quero aparecer para os outros ou como eu posso me sentir bem vestindo determinada roupa”. A consultora técnica da Confec+ também deu exemplos de macrotendências e destacou a velocidade da replicação das novidades.

Coube ao também consultor técnico da feira, Alexandre Comel, compartilhar com o público a origem da feira. Ele, que atua em organizações na área de gestão empresarial, recordou sua vivência na área e valorizou o trabalho de longa data que, finalmente, tem resultado efetivo e pode contribuir em muito com o setor.  “Isso é resultado de muitas visitas e reuniões, demandas identificadas, trabalho de melhorias e busca de parcerias. Foi por aí que percebeu que uma feira seria uma excelente ideia. Estou muito feliz em ver isso sendo concretizado”, afirmou. Os convidados ainda conheceram o design da marca Confec +, que segundo o diretor da Agência Falara, Fabiano Bladt, foi inspirada no dinamismo e poder transformador do mercado de confecções.

O segmento em foco tem uma grande representatividade econômica. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, fatura 51,8 bilhões por ano, é formado por 29 mil empresas e é responsável pela geração de 1,5 milhão de empregos diretos (mais cerca de 8 milhões indiretos). Só no Rio Grande do Sul são 6.952 indústrias têxteis de vestuário e artefatos de tecidos, das quais 321 no Vale do Taquari. Os números foram explanados pelo diretor da Lume Eventos e coordenador da feira, Daniel Aires, que mostrou o mapa com a estruturação da feira em quatro pavilhões e antecipou atrações já definidas, como um Desafio da Moda e Espaço Pitch Deck. Ao mencionar o perfil dos visitantes, que são profissionais que atuam nas diferentes áreas de empresas do ramo, lojistas, estudantes, professores e profissionais liberais, projetou a meta de um público de cerca de três mil pessoas. Para o diretor da Lume e presidente da Amturvales, Rafael Fontana, é preciso valorizar também a amplitude de ações como essa da Confec+. “A região deve ampliar a sua visão dos eventos que estão acontecendo aqui e aproveitar todos os segmentos, a rede hoteleira, os receptivos, alimentação. Os reflexos vão muito além, pois envolve toda uma cadeia de serviços, e a região pode se beneficiar”.

Presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini falou da certeza da consolidação da Confec+ no calendário de grandes feiras da região. “A Acil acredita no potencial do setor de confecções e sabendo de sua importância, atendeu com prontidão e segurança o convite da Lume. A decisão de ser parceira se embasa em nossa visão organizacional, que nos leva a ser parceiros, de iniciativas que buscam o desenvolvimento regional”. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, associou o novo Plano Diretor e sua influência também para o empreendedorismo. “É muito relevante ter o nosso Parque do Imigrante disputado ao longo do ano, contando com diversos eventos. Em 2019 teremos Confec +, Construmóbil e outras atividades que caracterizam o Vale do Taquari como uma região onde o turismo de negócios e eventos avança”.  A Confec+ conta com os apoios estratégicos de Prefeitura de Lajeado, Univates, Sebrae, CIC Vale do Taquari, CDL Lajeado e Cacis de Estrela.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...