Cacis elabora projeto para o calçadão

A proposta de fechar a passagem de veículos no calçadão da Rua Fernando Abott causou debate no município. Nas ruas e redes sociais, o assunto rendeu opiniões favoráveis e contrárias. Um projeto de reestruturação do local está sendo elaborado pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis).

De acordo com o presidente da entidade, Verno Arend, o projeto inclui uma cobertura para o calçadão e não está descartada a possibilidade de fechamento da passagem de veículos. “Tudo isso está sendo estudado e depende de vários fatores. Não podemos prejudicar comércio.”

Arend acredita que o calçadão precisa ser reformulado. Para ele, a cidade passa por um momento de crescimento no qual devem ser estudados projetos que valorizem a autoestima dos cidadãos. “Precisamos de um local adequado, onde as pessoas pessoas possam se reunir e conversar. Seria muito importante para o comércio.” Segundo Arend, assim que o projeto estiver concluído, será entregue ao Executivo.

Decisão deve ser coletiva

O prefeito Rafael Mallmann afirma que a decisão sobre o calçadão deve incluir comerciantes, lojistas, população, câmara de vereadores, prefeitura e Cacis. Segundo ele, o Executivo, enquanto administrador do trânsito, tem que fazer um estudo da viabilidade do fechamento da rua. “É muito difícil fechar uma via do nosso centro. Tem que fazer um estudo para ver como desafogar o movimento.”

Mallmann acredita que deva ser realizado um estudo para avaliar o interesse da população e fazer um planejamento para a construção de um projeto que inclua a gestão dos recursos. “Estamos aqui para fazer o que a população quer, mas é claro que com responsabilidade.”
Para Mallmann, a discussão é válida, mesmo sendo complicada. “Não deixa de ser uma proposta saudosista, de retomada do calçadão. Por outro lado tem a questão do trânsito.” Ele ressalta que o assunto não estava em discussão no governo e que por isso não há nenhuma previsão orçamentária nesse sentido.

O prefeito acha natural a busca por mudanças na cidade. “Num determinado momento era interessante ter o calçadão. Em outro momento foi necessária a abertura da rua e assim é a evolução da sociedade.”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...