Bom Retiro do Sul realiza primeira edição do Jantar do Peixe

A primeira edição do Jantar do Peixe, realizada na noite da última quinta-feira, dia 17, no CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, foi considerada um sucesso pela comissão organizadora. Na ocasião, foram comercializados mais de 200 cartões e processados cerca de 120 quilos de peixe limpo. O cardápio contou com lasanha, salpicão, patê, pastel, peixe assado, recheado e frito. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Liga Feminina de Combate ao Câncer e grupo de piscicultores, com o apoio da prefeitura.

O secretário de Obras de Bom Retiro do Sul, Diogo Antoniolli, foi o responsável pela elaboração da lasanha. Ao lado do pai, produz carpas húngara, prateada, capim e cabeça grande, por meio de sistema semi-intensivo, há cerca de seis anos, em quatro açudes. Para Antoniolli, o jantar é uma forma de estimular os produtores, especialmente para que vejam a piscicultura como uma boa alternativa de renda para a família. “Além de possibilitar as pessoas a apreciação de um alimento saudável e que deveria ser muito mais consumido”, analisa.

O fato de o jantar ocorrer em um CTG, em meio às festividades da Semana Farroupilha, também foi ressaltado pelas lideranças locais. O prefeito, Pedro Aelton Wermann, agradeceu aos piscicultores do município pela oportunidade, as entidades pela parceria e ao CTG pela receptividade. “Nada disso seria possível se não fosse essa conjunção de fatores”, ressaltou. A atividade também contou com a presença de outras lideranças, como os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann.

Lagemann saudou os produtores de peixe, acreditando haver espaço para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Cabe a nós, gestores de políticas públicas, trabalhar nesse sentido”, salientou. A fala do assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal, João Sampaio, seguiu a mesma linha da do gerente adjunto. “É preciso que incentivemos o consumo de peixes na alimentação já que, além de saborosos, constituem-se em excelente fonte de vitaminas, proteínas e sais minerais”, enfatizou.

Antes do jantar foi realizada missa campeira, ministrada pelo pároco Marcos Oliveira. Outros jantares à base de peixe deverão movimentar a região nos próximos meses. Em Marques de Souza, o evento, organizado pela Emater/RS-Ascar local, ocorre no dia 24 de outubro, no CTG Caminhos da Serra, a partir das 20h. As atividades contam com o apoio dos extensionistas Sandra Rieth, Rosáli Gregorius, Diovane Cardoso e Diego Oliveira.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...