Barra do Guaporé vence os Jogos Rurais

A 7ª edição dos Jogos Rurais de Encantado realizada na Linha Garibaldi contou com a presença de oito comunidades as quais participaram de trinta tarefas. A comunidade da Barra do Guaporé conquistou o título com 196 pontos. A Linha Argola ficou em segundo lugar com 173 pontos e também venceu o futebol sete. A Linha Garibaldi com 140 pontos ficou em terceiro.

A competição entre as comunidades do interior busca resgatar atividades coloniais integrando os moradores em uma gincana saudável e ao mesmo tempo cultural. Entre as tarefas realizadas, que envolveram desde crianças até adultos, estavam corrida do saco, cabo de guerra, revezamento de salame, arremesso de queijo, corrida de carriola, produzir bigoli, pegar galinha, serrote, pênaltis feminino e masculino, bocha 48, futebol sete, bolinhas de gude, ovo na colher, galinha e galo mais pesado, mora, canastra, bisca, escova e muitas outras. A novidade deste ano foi a confecção de um cartaz com o histórico das comunidades, com o intuito de divulgar e enaltecer as localidades. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e apoio da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Sicredi.

Conforme o secretário da Agricultura, André Boeri, pode-se perceber uma integração entre os presentes e ao mesmo tempo uma disputa saudável. “Tivemos um dia maravilhoso, com muita alegria, disputa e lazer. Vimos isso estampado no rosto das pessoas. Atingimos os objetivos propostos, isto me deixa feliz”.

No ano que vem os Jogos Rurais serão realizados no Parque João Batista Marchese. Por ser comemorado os 100 anos de Encantado, os municípios filhos serão convidados para uma grande integração. Em 2016, a comunidade sorteada foi o São José.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...