Balcão de Empregos da Univates auxilia estudantes a ingressarem no mercado de trabalho

O Balcão de Empregos da Univates, localizado no segundo andar do Prédio 9, desde 2006 cadastra currículos de alunos da Instituição e os informa sobre vagas existentes no mercado de trabalho da região. Conforme a responsável pelo setor, Jaqueline Lavall, o papel do Balcão de Empregos é intermediar o contato entre estudantes e empresas que procuram novos profissionais. “A Univates não se preocupa somente com a formação dos alunos, mas também em inseri-los no mercado de trabalho”, afirma.

Atualmente, o sistema contabiliza 10 mil estudantes e diplomados cadastrados. Além de enviar oportunidades em empresas da região, o sistema também envia por e-mail as oportunidades de emprego na própria Univates. Manter o currículo atualizado periodicamente é necessário para que a empresa acesse o documento e possa agendar entrevistas com os candidatos. Jaqueline conta que as organizações preferem alunos que mantêm o cadastro atualizado, por demonstrarem interesse em obter um espaço no campo empregatício.

Um levantamento realizado no ano passado, na Univates, apontou que os profissionais mais jovens demoram, em média, seis meses para atualizar as informações do currículo. Jaqueline explica que esse tempo é considerado grande pelos recrutadores. “Os estudantes precisam manter em mente que o mercado de trabalho está aquecido e que atualmente há muitas vagas, mas poucos candidatos qualificados. Deixar os dados atualizados é fundamental para que sejam considerados em processos seletivos”, ressalta Jaqueline, acrescentando que, quanto mais informações profissionais constarem no currículo, como cursos de aperfeiçoamento e experiências anteriores, maiores as chances de contratação.

Cadastro de vagas

Para procurar funcionários, as empresas devem cadastrar a vaga no site da Univates. Por meio do registro, a Central de Carreiras filtra, entre os currículos cadastrados, aqueles que contemplam os requisitos especificados pela organização. Por e-mail, alunos recebem as informações da vaga disponibilizada e, caso haja interesse, confirmam o envio do currículo. A empresa recebe os documentos e passa a ser responsável pela escolha e pelo contato com os alunos selecionados para entrevistas.

Responsabilidade do candidato

O Balcão de Empregos sugere que os estudantes confirmem o envio dos currículos quando realmente se interessarem pela oportunidade. Jaqueline diz que muitas empresas relatam ter contatado alunos que declaram não ter interesse na vaga. Alguns liberam os dados apenas para verificar se serão chamados.

Ao aceitar a entrevista de emprego, o aluno precisa ser responsável por cancelar o encontro caso não possa comparecer. Jaqueline afirma que, atualmente, as empresas não dispõem de tempo para entrevistar diversos candidatos e, por esse motivo, escolhem os mais interessantes para o processo de seleção. “Aconselhamos o aluno a sempre valorizar o contato feito pela organização, pois podem ser desconsiderados em futuras vagas de emprego por demonstrarem pouco interesse ou respeito pela empresa interessada nele”, comenta.

Exemplo de sucesso

Diplomada em Jornalismo pela Univates em agosto de 2013, Bruna Araújo Heinen conseguiu duas oportunidades pelo Balcão de Empregos. Ingressou na Instituição em 2007 e, em 2008, teve seu currículo selecionado para estagiar em uma prefeitura da região. Foi efetivada e atuou por cinco anos no local.

No último mês de setembro, ela recebeu por e-mail a notificação de que havia sido selecionada para outra vaga, desta vez pela empresa Unicred VTRPP, na qual trabalha atualmente como responsável pelo setor de Comunicação.

Bruna acredita que o Balcão de Empregos tenha fundamental importância devido ao mercado estar em alta e as empresas necessitarem cada vez mais de mão de obra qualificada. “Para mim foi muito importante. Considero uma forma de se preocupar com o futuro profissional do aluno. Para o acadêmico, é uma forma de se manter atualizado sobre as oportunidades do mercado de trabalho”, salienta.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...