Aviário produzirá 1,2 milhão de frangos por ano em Estrela

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann entregou ao produtor Diego Müller, de Novo Paraíso, a Licença de Operação (LO) de quatro aviários, dois quais dois estão sendo reformados e dois são construções novas, totalmente climatizadas, as primeiras a entrar em operação no município. O empreendimento tem uma área de criação de 7.984 metros quadrados, com capacidade para alojar 150 mil aves por lote. A estimativa de Diego Müller é produzir 1,2 milhão de frangos por ano.

A licença foi emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico (Smmasb) e é válida por quatro anos. O secretário Hilário Eidelwein e o técnico Arly Volken, que acompanharam a entrega da LO, ressaltam que o empreendimento atende a todas as adequações necessárias para entrar em funcionamento. Citam, por exemplo, que todos os aviários possuem piso, não havendo impacto ambiental com o sistema adotado. Por outro lado, foram feitas recomendações, como arborização e implantação de sistema de captação de água para aproveitamento na propriedade.

De acordo com o produtor, o investimento nos aviários chega a R$ 1,9 milhão. O sistema de criação é chamado de Dark House, que consiste na combinação de um específico programa de luz com um adequado programa de ventilação. Os aviários são totalmente fechados com chapas isotérmicas, a fim de manter a temperatura ideal de acordo com a idade das aves. Varia de 30 a 32 graus centígrados nos primeiros dias e entre 18 e 22 graus quando estiverem na idade de abate. Diego Müller deve começar o alojamento nos dias 6 e 7 de janeiro, com previsão de alojar 120 mil aves neste primeiro lote.

A entrega da licença ocorreu na manhã do último dia 30, e foi acompanhada também pelo vice-prefeito, Valmor Griebeler; pelo secretário da Agricultura, José Adão Braun; e pelo assessor da Smag, Helmuth Scholz. O prefeito Rafael Mallmann destaca a importância do empreendimento e elogia a iniciativa do produtor que, mesmo num momento em que o país atravessa uma crise, acredita e aposta no investimento. Neste caso, houve a parceria da prefeitura na execução da terraplenagem da área.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...