Atividade leiteira é alternativa rentável a jovens produtores de Capitão

Apostando na atividade de gado leiteiro os irmãos Joel e Jocemar Zanotelli resolveram ficar na propriedade juntamente com seus pais, pois sabem da rentabilidade que o meio rural pode trazer a família. Atualmente, possuem 30 vacas e também um chiqueiro com capacidade de 400 suínos.

Na criação de gado leiteiro, os irmãos estão sempre atentos as inovações tecnológicas oferecidas e, usam o exemplo de cursos, equipamentos, sementes forrageiras, gramas especiais melhoradas destinadas exclusivamente para pasto, etc. Além das pastagens, também fazem silagem para complementar a alimentação das vacas no período de escassez de pasto.

Segundo o secretário da Agricultura, Valmir Morschheiser a Administração Municipal possuí programas especiais para a produção de leite, “o mais importante é a bonificação, cujo valor é de 0,023 centavos por litro de leite produzido, além de trabalhos com máquinas subsidiadas ao agricultor.” Como exemplo, a cobertura de silos de silagem gratuita, estradas e limpezas nas lavouras, programas de vacinação onde 100% do teste de tuberculose são gratuitos e outros mais. Programas subsidiados de, vacinas, testes e inseminação artificial, sementes forrageiras com todo incentivo dado pela Prefeitura e mais o interesse do produtor, é o patamar do sucesso na produção em sua propriedade.

Conforme Morschheiser, “é através dos recursos disponíveis e os excelentes resultados alcançados, que fazem com que os jovens fiquem no meio rural, administrando a propriedade evitando o êxodo rural.” Assim como na propriedade da família de Joel e Jocemar Zanotelli é atendida, todas as propriedades existentes no município de Capitão é oferecida atenção e trabalho igual, tendo disponíveis os programas de incentivos, os mesmos para todos os produtores.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...