Associados da Certel Energia terão conta de luz mais barata

Desde quinta-feira, dia 26, os associados consumidores da Certel Energia tiveram uma redução média na tarifa de 6,64% sobre a conta de energia elétrica, que pode variar para mais ou para menos, de acordo com a classe de consumo, vigorando até junho de 2015. Para os consumidores de alta tensão, a diminuição é de 2,94%, e aos de baixa tensão, de 8,63%.

A medida resulta da revisão tarifária periódica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aplicou estes Índices de Reposicionamento Tarifário (IRT) para a cooperativa, que tem sede em Teutônia e atuação em 48 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo, Caí, Paranhana e Serra.

Desfavorável

De acordo com a direção da Certel Energia, com esta revisão tarifária, a Aneel seguiu a legislação do Setor Elétrico Brasileiro, principalmente o Procedimento de Revisão Tarifária (Proret), que foi desfavorável para a cooperativa em função da metodologia disponível no primeiro ciclo tarifário. Com este reajuste tarifário negativo, novos investimentos nas redes elétricas da cooperativa poderão ser comprometidos nos próximos quatro anos.

Entenda

A revisão tarifária periódica, que ocorre a cada quatro anos, visa estabelecer tarifas compatíveis na cobertura dos custos operacionais eficientes, com uma remuneração justa e adequada sobre os investimentos realizados. Já o reajuste tarifário, que ocorre anualmente, visa apenas corrigir e atualizar as tarifas, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nas tarifas de suprimento (compra) de energia elétrica e nos encargos setoriais.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...