Associação de Agricultores Familiares de Encantado ganha recursos estaduais

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), por meio do Programa de Regionalização do Abastecimento, destinará R$ 57,7 mil para a Associação de Agricultores Familiares de Encantado. O contrato de repasse de recursos, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), foi assinado na quarta-feira, dia 16, no Auditório Imigrante, na Prefeitura de Encantado. Além da associação de Encantado, entidades dos municípios de Arvorezinha, Colinas, Estrela, Lajeado e Roca Sales também foram ou serão beneficiadas.

No caso da associação de Encantado, que envolve 11 famílias, o valor será utilizado para a aquisição de caixas, balanças eletrônicas, equipamentos para agroindústria e máquinas de fazer suco. De acordo com o presidente da associação, Jusimar Brandão, o investimento possibilitará aos feirantes ampliar os dias de atendimento à comunidade. “Assim, além da feira na terça, na sexta e no sábado de manhã, passaremos a atender também na sexta de tarde, em conjunto com os clubes de mães que promovem a feira de artesanato”, explica. A intenção, de acordo com Brandão, é atingir outros públicos.

Sobre a possibilidade de ter acesso a um recurso do Estado, com 80% de bônus de adimplência, o produtor garante ser um incentivo para o produtor. “Num universo de tantos investimentos, esse valor pode até parecer pouco, mas, para nós, é fundamental para que pensemos na continuidade do trabalho no campo”, afirma. Para Brandão, que já foi professor na Escola Técnica Agrícola Guaporé, valorizar o produtor rural é pensar no desenvolvimento de todo o Estado. “E quando nos sentimos incluídos, produzimos mais e melhor”, avalia.

Para o diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR/RS, Gervásio Plucinski, no ato representando o secretário Elton Scapini, a ação tem a ver com uma das prioridades do Governo do Estado, que é a agricultura familiar. “É muito bom ver as políticas públicas chegando diretamente à casa dos produtores”, ressaltou. Plucinski valorizou outras ações da SDR, como o resgate do selo Sabor Gaúcho, a criação de um programa de Cooperativismo, a recuperação da Ceasa/RS e os investimentos para a reestruturação da Emater/RS-Ascar. “Tudo para levar aos agricultores familiares as melhores condições possíveis para o desenvolvimento de suas atividades”, salienta.

O evento também contou com a presença de outras autoridades, como os coordenadores regionais da SDR/RS, Mauro Stein e Rudimar Müller, e a coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústria Familiar do Vale do Taquari, Elaine Kolchinski, além de secretários, vereadores e representantes da prefeitura. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Bernardi, valorizou a reestruturação da entidade e a parceria com os municípios, o que facilita o acesso aos recursos. “É importante ressaltar que o apoio aos produtores rurais não vem apenas na forma de dinheiro, mas também como assistência técnica permanente”, destaca.

Verbas para agroindústrias

Na ocasião, também foram assinados os contratos que destinam R$ 10 mil para duas agroindústrias de Encantado, por meio do Programa Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho. Com 80% de bônus adimplência, os empreendedores Maicon Fraporti, que produz queijos, e Doralina Bertol, que produz sucos e compotas, poderão investir em equipamentos como balança, fatiadora e secadora a vácuo, no caso de Fraporti, e para investimentos em aberturas para o prédio da agroindústria, no caso de Doralina. “É um recurso que vem em boa hora e que nos motiva a continuar e a crescer”, garante Fraporti.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...