Assembleia premia a responsabilidade social da Unimed VTRP

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) será uma das dez organizações agraciadas com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque RS, láurea concedida pela Assembleia Legislativa gaúcha. Foi a vencedora na categoria “Sociedades Cooperativas”. Esta edição registrou 203 inscrições, sendo 23 neste segmento. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 13, às 18h30min, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

Esta é a terceira vez que a Unimed VTRP conquista o troféu, já recebido em 2010 e 2004. Para o presidente da Cooperativa, Carlos Antonio da Luz Rech, o reconhecimento é reflexo da essência da organização. “Somos uma cooperativa de médicos que cuidam da saúde das pessoas e trabalham para que elas tenham uma vida com mais qualidade. Neste contexto, a premiação mostra a coerência das nossas ações e sinaliza que estamos no caminho certo. Afinal de contas, as condições de saúde da população estão diretamente ligadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável das regiões.”

Segundo a coordenadora de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, Jelcí Danieli Southier, a Unimed VTRP está em constante atualização nesta área. “Para definir e planejar as ações, alinhamos nossas diretrizes de gestão internas com iniciativas globais”, assinala a gestora. Em 2010, a Cooperativa aderiu aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), para o alcance de metas em educação e saúde, como a redução da mortalidade infantil e a melhora da saúde das gestantes. E, desde o ano passado, tornou-se signatária do Pacto Global, comprometendo-se com princípios que trabalham valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Além disso, a Cooperativa segue os padrões do Sistema Unimed, que estabelece práticas comuns a todas as suas associadas. Aquelas que cumprem com as exigências são reconhecidas anualmente pelo Selo de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. Este ano, pela quarta vez consecutiva, a Unimed VTRP conquistou a pontuação máxima nesta premiação. A entrega do selo ocorreu no início de novembro, durante o 10º Seminário Nacional de Sustentabilidade, em Natal (RN).

Programa Dominó

Atualmente, a área de responsabilidade socioambiental da Cooperativa concentra a maioria de suas iniciativas junto à comunidade, no programa Dominó. Ele está dividido em três temas: Cidadania e Educação, que engloba o Programa Cuidar e Viver (concede consultas gratuitas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social), o Programa Adolescer (trabalha a sexualidade na escola, envolvendo estudantes, professores e a família), o Projeto FormAção (capacitação de colaboradores voluntários da Unimed VTRP) e ações sociais em geral; Cultura e Lazer, com o Grupo de Teatro Zip-Zap; e Ambiental, que inclui o Programa de Consumo Consciente e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (entre outras iniciativas, disponibiliza à comunidade coletores ecológicos para o descarte correto de pilhas, baterias, remédios vencidos, seringas, agulhas, aparelhos celulares e cartões magnéticos).

As vencedoras em cada categoria

  • Sociedades cooperativas: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
  • Instituições de Ensino Superior: Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul
  • Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  • Municípios: Fagundes Varela
  • Entidades governamentais: Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Entidades sem fins lucrativos (acima de R$ 500 mil): Fundação Assistencial de Dois Irmãos – Centro de Educação Infantil
  • Entidades sem fins lucrativos (até R$ 500 mil): Instituto Tarcísio Vasco Michelon
  • Grandes empresas: Lojas Renner
  • Médias empresas: Expresso Embaixador
  • Micro e pequenas empresas: Hotel Pousada Blumenberg

Mais informações, como a lista completa das organizações certificadas e premiadas, podem ser conferidas no www2.al.rs.gov.br/premios no link “Responsabilidade Social”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...