Arvorezinha assina termo para perfuração de três poços

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e o município de Arvorezinha assinaram, na tarde da última quinta-feira, dia 10, termo de cooperação para a perfuração de três poços artesianos. A atividade foi realizada na propriedade do produtor Mário Drun, na localidade de Torres Gonçalves, onde o maquinário para a perfuração já está em operação, tendo sido perfurados mais de 60 metros. O projeto, com investimento de cerca de R$ 60 mil, beneficiará 140 famílias das localidades de Posse Cruz, Arroio do Bugre e de Torres Gonçalves. O objetivo da ação será o de amenizar os efeitos da seca na região, em épocas de estiagem.

O dono da propriedade estava satisfeito com a possibilidade de contar com água em abundância em todos os dias do ano. “Por aqui já chegamos a ficar mais de 60 dias seguidos sem água”, relata. Para poder saciar a sede, seu Mário e a esposa, Maria, tinham de pedir socorro para amigos e vizinhos. Pra lavar roupas viajavam longas distâncias até encontrar um rio que possibilitasse a tarefa. “Inclusive meu filho saiu de casa por este motivo”, conta. Com a água do poço, as coisas deverão melhorar para a família, que trabalha com bovinos de leite e milho. Seu Mário conta com a possibilidade de retorno do filho a propriedade. “Será uma grande alegria”.

O maquinário para a perfuração está sendo disponibilizado pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra). Presente ao evento, o diretor do Dinfra Vilmar Galvão lembrou aos presentes a importância da água, como principal insumo para qualificar e potencializar o desenvolvimento produtivo das propriedades rurais. “Podemos até ter uma terra boa, mas se ela não for bem irrigada as produções não se sustentam e as famílias não sobrevivem” ressaltou, valorizando também a parceria com a prefeitura para a realização do ato. À SDR/RS também cabem outras atribuições, como, disponibilizar técnicos para a operação das máquinas e equipamentos e realizar projetos técnicos e licenças ambientais, via Emater/RS-Ascar.

Outras autoridades, como os coordenadores regionais da SDR/RS, Mauro Stein e Rudimar Müller, o prefeito Luiz Paulo Fontana e o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar Cléber Schuster, também participaram do ato. O chefe de gabinete da SDR/RS Inácio Benincá, no ato representando o secretário Elton Scapini, valorizou as ações concretas realizadas pela pasta. “Hoje são tantos os projetos encaminhados que chega a haver um congestionamento na hora de liberar os recursos” ressaltou. Para Benincá podem até ser pequenas ações para um Governo, mas que, para os produtores, significa muito. “Nunca podemos esquecer que é a agricultura familiar que viabiliza economicamente o nosso Estado”, disse.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...