Articulação

Entidades empresariais de Colinas, no Vale do Taquari se mobilizam para criar uma associação comercial no município

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) manifesta apoio a iniciativa. O presidente da CIC VT, Ito José Lanius participou da reunião realizada na noite do dia 9 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, a convite do grupo de comerciantes. A comissão que planeja a criação começou a articulação no dia 10 de julho deste ano, quando foi realizado o primeiro encontro com a presença de cerca de 60 representantes comerciais e prestadores de serviço.

O prefeito de Colinas Sandro Herrmann aposta na ideia para a retomado do crescimento do setor. Ele expôs para o grupo um dado preocupante no município. As empresas ligadas ao comércio apresentaram uma queda de 32% no Valor Adicionado Fiscal (de acordo com o último levantamento). A VAF é calculada pela diferença entre as vendas e as compras de mercadorias e serviços em todas as empresas do município. ” A prefeitura está à disposição para auxiliar o setor, mas é preciso que os comerciantes apresentem sugestões de como mudar esse cenário e a melhor forma é através de uma associação. ” O prefeito lamentou ainda que a troca de cautelas da campanha para estimular o comércio local, é feita na prefeitura, por que não existe uma entidade representativa em Colinas.

As entidades empresariais estão buscando informações com associações comerciais da região. Elas querem formalizar a entidade para fomentar o setor. Com apoio de um escritório de contabilidade vão primeiro organizar o estatuto da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Colinas ou quem sabe, da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do município. A ideia é mobilizar a comunidade para que os moradores entendam a importância de uma entidade local.

O presidente da CIC VT, Ito José Lanius apresentou as principais bandeiras da entidade regional ao longo dos 12 anos de atuação. Lanius ainda lançou uma série de desafios para a futura associação, tais como; a elaboração de um planejamento estratégico, questões importantes como a arrecadação de recursos da entidade. Ele enalteceu a importância da parceria com a prefeitura e outras entidades como Sebrae, Senac, Senai e Senar. ” A informação é que diferencia uma pessoa da outra. O sistema S é um forte aliado do empresariado no aperfeiçoamento profissional, e no caso de Colinas, pode ser fundamental na construção da nova entidade.”

Saiba mais
Colinas tem cerca de 180 empresas prestadoras de serviços, indústrias, lojas e microempreendedores individuais. A nova entidade deve ser criada até o fim deste mês de agosto. O próximo passo é eleger a diretoria e depois elaborar o planejamento estratégico. Entre as ações que foram apontadas pelo grupo, estão campanhas promocionais para incentivar a compra no comércio local e cursos de capacitação para os associados.

 

Fonte Assessoria de Imprensa CIC VT

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...