Artesãos agora exibem trabalhos na Casa de Cultura de Lajeado

Foi inaugurada, na última terça-feira, dia 10, a sala da Associação dos Artesãos do Alto Taquari – Casa do Artesão, na Casa de Cultura de Lajeado. Esta é a décima entidade a se instalar no local. A cerimônia de abertura do novo espaço ocorreu às 17h e contou com a presença do prefeito Luís Fernando Schmidt, vice-prefeito Vilsinho Jacques, secretário de Cultura e Turismo, Eduardo Gomes Müller, diretoria da entidade, fundadoras e artesãs.

Conforme a presidente da Casa do Artesão, Nara de Oliveira e Souza, a instituição existe desde 1999 e as mulheres que integram a associação comemoram a cedência deste espaço. A entidade funcionava em local alugado e conforme Nara, agora, nas dependências da Casa de Cultura, as peças produzidas terão mais visibilidade, por se tratar de uma área central, que normalmente atrai mais público. “Só temos a agradecer por esta oportunidade”, disse.

Tanto o secretário Müller quanto Jacques e Schmidt elogiaram os trabalhos e a dedicação das artesãs. Para Müller, oferecer espaço para que as artistas possam exibir seu talento é uma das funções da Casa de Cultura, que abriga ainda salas dedicadas aos grupos de capoeira, cerâmica, música e literatura, entre outros. Jacques disse que esta atitude, de ceder espaço para que as artesãs possam apresentar seus trabalhos, eleva ainda mais a cultura lajeadense. Em seu discurso, Schmidt destacou que a inauguração simboliza a valorização da atividade. “Todas vocês fazem belíssimos trabalhos, realizam um importante papel na sociedade e é justo que tenham um local apropriado, que destaque ainda mais os itens confeccionados manualmente”. O prefeito lembrou a iniciativa das fundadoras da associação, ao se dedicaram ao propósito de tornar o trabalho artesanal mais reconhecido através da criação da entidade, há mais de uma década.

As artesãs que integram o grupo de expositoras, com trabalhos de pintura em tecido, madeira, confecção de bordados, crochê, tricô e patchwork, irão se revezar nos atendimentos, que ocorrem em conformidade com o horário de funcionamento da Casa de Cultura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...