Arroio do Meio recebe veículo e kit do Programa Dissemina

Em evento realizado na Prefeitura de Arroio do Meio, na sexta-feira, dia 3, seis municípios da região receberam veículos e botijões de nitrogênio do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. Os kits enviados para auxiliar no trabalho de inseminação artificial de gado de leite e corte foram entregues para representantes dos municípios de Arroio do Meio, Barão, Colinas, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Poço das Antas. Além de prefeitos, vereadores e secretários municipais, participaram do evento o ministro interino do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fiorezi e diretor presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos.

Em seus pronunciamentos, os líderes destacaram a importância da agricultura familiar e do setor leiteiro para o Estado e região, justificando as políticas públicas em prol dos projetos de melhoramento genético. O prefeito Sidnei Eckert lembrou de outras ações que o município vem realizando para estimular a permanência do jovem no campo, possibilitar o aumento da renda e da qualidade de vida dos produtores locais. “Cuidamos da infraestrutura geral do interior do município, investindo em melhorias nas redes de água e energia elétrica, internet, estradas, saúde e educação para nossas famílias do interior”, afirma Eckert. O ministro Müller destacou programas de incentivo aos agricultores, usando estatísticas para comparar a produção e o crescimento do setor nos últimos 10 anos. “O investimento no campo é o grande caminho para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil”, finalizou.

Os veículos fornecidos pelo Estado ficam sob gerenciamento dos municípios, que se responsabilizam pelo profissional inseminador, parte administrativa do programa, encomenda do sêmen, manutenção e combustível do veículo. O sêmen será fornecido pelo Estado. Em Arroio do Meio, cerca de 400 produtores serão beneficiados com o programa. O Dissemina é voltado especialmente para a Agricultura Familiar e tem como principal objetivo o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, visando contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...