Telefone: 55 (51) 3011 6982

Foto_Ezequiele_Panizzi_0116 (1)

Arroio do Meio recebe Espetáculo Alma Única

Patrocínio

Já em seu terceiro ano de realização, o espetáculo cênico-musical Alma Única realiza circulação por cidades do interior gaúcho entre outubro e dezembro. Em Arroio do Meio, o público poderá conferir a apresentação no dia 11 de dezembro, às 20h30, na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam), com entrada franca. Além disso, às 15h30, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura serão realizados workshops de técnica vocal, dança, flauta, harpa e violão.

Alma Única evoca o caráter expressivo e artístico da música e da dança, em sons, palavras e gestos, apresentando repertório clássico e popular, do erudito europeu ao tango de Piazzolla, visitando o colorido da nossa música brasileira com Pixinguinha e Villa-Lobos. Entrelaçando música de câmara e balé, o projeto reúne destacados artistas, com atuação nacional e internacional: Rosimari Oliveira (soprano), João Batista Sartor (flauta transversal), Marcos Kröning Corrêa (violão), Leandro Petry Cardona (harpa) e Débora Brandt Alencastro (bailarina). Alexandre Silveira assina a direção cênica e iluminação.
A montagem do espetáculo surgiu do desejo dos artistas em harmonizar a sinergia artística que envolve a dança, o canto e a música de câmara, levando ao público a possibilidade de prestigiar uma apresentação intimista e poética, com a intensidade de um grande espetáculo.
O projeto Alma Única é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo Bremil, coordenação de Therezinha Petry Cardona, e apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam) e Prefeitura Municipal de Arroio do Meio.
ESPETÁCULO ALMA ÚNICA
Data: 11 de Dezembro, segunda-feira
Local: Acisam
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 535 – Arroio do Meio – RS
Horário: 20h30
ENTRADA GRATUITA (retirada de ingressos na Casa do Museu)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

WORKSHOP DE TÉCNICA VOCAL PARA CORAIS
Ministrantes: Rosimari Oliveira (soprano)
Data: 11 de dezembro, segunda-feira
Horário: 15h30 às 16h30
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1000
WORKSHOP DE DANÇA, VIOLÃO, FLAUTA E HARPA PARA ESTUDANTES
Ministrantes: João Batista Sartor (flauta transversal), Marcos Kröning Corrêa (violão), Leandro Petry Cardona (harpa) e Débora Brandt Alencastro (bailarina)
Data: 11 de dezembro, segunda-feira
Horário: 15h30 às 16h30
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1000
Entrada mediante inscrição prévia
Informações:
Bonella Produções
(51) 9 9961-6272
bonella@bonellaproducoes.com

Vídeo do Espetáculo:
https://goo.gl/tLjKFj

CURRÍCULOS:
Rosimari Oliveira: natural de Santa Maria. Concluiu seu Bacharelado em Canto na UFSM, atualmente é professora de Canto e Técnica Vocal no curso Básico de Música da FUNDARTE e professora de Expressão Vocal no Curso de Licenciatura em Música da FUNDARTE/UERGS em Montenegro Concluiu em 2006 o curso de aperfeiçoamento e pós-graduação em canto lírico, no Conservatório Superior de Musica del Liceo/Barcelona-Es, com bolsa da Fundación Carolina-Madrid/Es.Tem extensa atuação como solista na capital e interior do estado com orquestras como OSPA, Orquestra SESI/FUNDARTE, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Participou e ganhou vários prêmios em concursos de canto.. Em 2003, ganhou o Concurso Ópera Carmen em Florianópolis para o papel da Frasquita e, em 2004, foi finalista do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no Pará. Seu repertório abrange desde música barroca, brasileira, até contemporânea.

Leandro Petry Cardona: natural de Montenegro, iniciou seus estudos de harpa na Fundação Municipal de Artes de Montenegro e, posteriormente, na Escola de Música da OSPA, com a professora Amália Maresca. Atualmente estuda com a harpista Stephanie Manzo, na Escola Superior de Música de Lisboa e faz música de câmara (harpa e flauta) com Mariane Fornelos em Portugal e, no Rio Grande do Sul, com a cantora Ângela Diel e o flautista João Batista Sartor. Realizou concertos pela Embaixada do Brasil em Portugal, em várias cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canela, Caxias do Sul, São Leopoldo entre tantas outras e no Uruguai. Pertence ao seleto grupo de harpistas, raros no Brasil.

João Batista Sartor: doutor em Performance em Música pela UNIRIO sob orientação do Dr. Sérgio Barrenechea. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Realizou o Mestrado em Artes (Música-Flauta) pela The University of Iowa, EUA. Cursou flauta e música de câmara na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris. É professor concursado de flauta da UFSM desde 2005. Foi flautista da OSPA de 1990 à 2005 e da Orquestra Unisinos-RS. Participou ativamente de recitais de música de câmara e orquestras no exterior. Ele começou seus estudos musicais na Fundarte de Montenegro, e em 1990 concluiu o Bacharelado em Flauta pela UFRGS. Tem intensa atuação na vida musical gaúcha através de participações como músico e solista na OSPA, UNISINOS, Theatro São Pedro e SESI-FUNDARTE, participações em inúmeros recitais de música de câmara no RS, outros estados, e Argentina, Uruguai, EUA, França, Portugal e Itália.

Marcos Kröning Corrêa: violonista-compositor, com 2 CDs autorais lançados e distribuídos em diversos países. É Doutor em Música, Estudos em Performance, pela Universidade de Aveiro, Portugal, 2016. Mestre em Educação Musical, pela UFRGS, em 2000 e Bacharel em Música (UFRGS, 1988). Corrêa é professor na Universidade Federal de Santa Maria, onde orienta alunos nos Cursos de Bacharelado em Música (Violão) e Licenciatura em Música. Entre outras atividades docentes e artísticas, foi professor da FUNDARTE (Montenegro) e alguns Conservatórios Portugueses (Ourém, Fátima e Academia de Música de Cantanhede, 2010 e 2011). Apresentou recital no Brasil, Estados Unidos, Portugal e França. Foi professor e concertista convidado nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

Débora Brandt Alencastro: formada pelo Curso Superior de Tecnologia em Dança na Universidade Luterana do Brasil, com o tema de conclusão “O Ballet Clássico como auxílio no desenvolvimento da criança contemporânea em fase pré-escolar” e especialista pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul, com a pesquisa “Ballet – A influência das aulas de baby class sobre a lateralidade e a direcionalidade”. Foi aluna do Curso Básico de Dança da FUNDARTE e teve também como mestres a professora Cecília Bazzotti, Vitória Milanez, Simone Geremia, Simone Togni, Augusto Geremia. Participou do Palco e Cia Danceworks, com a direção de Gisele Meinhardt, onde recebeu o Prêmio Açorianos de melhor Espetáculo de Dança/Ballet clássico em 2000. Participou de alguns concursos com a parceria de Itiberê Alencastro, sendo que conquistou em 2002 a pontuação máxima em Pas de Deus Clássico no Festival Internacional de Danças da Amazônia. Participou de vários espetáculos como Ruas & Passarelas, Construção, Meu Pequeno grande Mundo, Desencanto, entre outros. Atualmente atua na Fundação Municipal de Artes de Montenegro, onde é coordenadora da área de dança junto à direção, responsável pela execução do “Projeto Dançar: há vinte anos formando cidadãos para o mundo”. Coordena o Grupo de Danças da Instituição e é professora de ballet clássico onde organiza, juntamente com seus colegas, os espetáculos de dança.
Programa
Vários Preludio para violão solo
Giaccomo Puccini (1858-1924) O Mio Babbino Caro
Camille Saint-Saëns (1835-1921) Le Cigne
Henry Bishop (1786-1855) Lo! Here the Gentle Lark
Claude Debussy (1862-1918) Première Arabesque
Manuel de Falla (1876-1946) Siete canciones populares españolas – El pano moruno – Canción
Jacques Ibert (1890-1962) Entr’acte
Astor Piazzolla (1921-1992) Adiós Nonino – Historia del Tango – Night Club 1960
Dori Caymmi (n. 1943) Porto
João Pernambuco (1883-1947) Sons de Carrilhões
Pixinguinha (1897-1973) Lamentos
Jaime Ovalle (1884-1955) Azulão
H. Villa-Lobos (1887-1959) Bachianas Brasileiras n. 5, cantilena

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.