Arroio do Meio promove Seminário Regional de Meliponicultura

O município realiza, no próximo dia de 24 de outubro, a sétima edição do Seminário Regional de Meliponicultura. O evento itinerante – a última edição ocorreu em Teutônia, em 2014 –, que tem entre seus objetivos promover a troca de informações entre criadores de abelhas sem ferrão, ocorre no ginásio Pa-Rural, no Bairro São Caetano, a partir das 9h. A organização é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal e Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat).

Na ocasião, serão realizadas palestras e atividades práticas com temas relacionados ao manejo e a criação de abelhas. No local também haverá exposição e venda de enxames de espécies nativas, comercialização de caixas vazias, distribuição de mudas de plantas de espécies apícolas e degustação de mel, entre outras atividades. “A cada ano o evento se consolida como uma grande oportunidade para aquisição de conhecimentos”, ressalta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Paulo Conrad.

De acordo com Conrad, as abelhas sem ferrão são fundamentais para a manutenção do meio ambiente, por serem polinizadoras. Nesse sentido, o agrônomo é otimista, já que a cada dia mais pessoas passam a adotar a meliponicultura como um hobby, que se não traz retorno financeiro, ao menos contribui com a manutenção dos ecossistemas. O envolvimento da Amevat, que conta com mais de 60 sócios, também tem ampliado os canais de diálogo entre os adeptos. “É uma forma de aproximar os interessados, promovendo um intercâmbio entre produtores”, salienta Conrad.

São aguardadas cerca de 400 pessoas para o Seminário, que deverá ter a sua programação completa divulgada em breve. Inscrições podem ser realizadas nos escritórios da Emater/RS-Ascar de Lajeado, pelo telefone (51) 3714-3920 ou e-mail emlajead@emater.tche.br, e de Arroio do Meio, pelo telefone (51) 3716-1180 ou e-mail emarroio@emater.tche.br. Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos meios. A participação é aberta a toda a comunidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...