Arroio do Meio promove curso de gestão para jovens empreendedores rurais

Com o objetivo de oferecer qualificação aos jovens empreendedores rurais, como forma de incentivo à permanência dos mesmos no campo e sucessão da atividade familiar, a Secretaria Municipal da Agricultura promoveu, essa semana, o Curso Excel Básico – Gestão Rural. Participaram oito jovens maiores de 16 anos, todos filhos de produtores rurais do município e alunos da Escola Estadual Guararapes.

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso gratuito ocorreu de segunda a quarta-feira, no Telecentro Comunitário, totalizando 24 horas de qualificação. A partir da ferramenta Excel, o instrutor Lucas Wunsche ensinou técnicas de gestão financeira e de produtos, controle de custos e do plantel.

Entre os participantes, a jovem produtora de Passo do Corvo, Diane Hammes, 17, afirma que já está pensando em fazer uma tabela de inseminação das vacas a partir da teoria ensinada. Trabalhando com os pais e mais dois irmãos na propriedade com 47 vacas em lactação, a jovem acredita que o uso da ferramenta, no acompanhamento de tabelas, vai ajudar a reduzir custos e ampliar investimentos. Da mesma forma, o jovem de Forqueta, Samuel Berwanger, 17, também aposta no uso da tecnologia para controlar custos e gerar mais economia e lucro à propriedade que mantém com os pais e o irmão.

Saiba mais

No dia 25, a partir das 9h30min, no CTG Querência do Arroio do Meio, o município promove o Encontro de Jovens Empreendedores Rurais. Na ocasião, haverá apresentação de cases de sucesso e perspectivas do setor primário. Frequentemente a Secretaria realiza cursos, seminários e excursões voltados aos jovens rurais, como forma de incentivo à permanência no campo e sucessão da atividade familiar.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...