Arroio do Meio oficializa Museu Municipal

Numa noite repleta de expectativa, apresentações musicais e mistura entre os dialetos alemão e português, aconteceu a oficialização do Museu Municipal de Arroio do Meio. O evento foi realizado na segunda-feira, dia 25, na Casa do Museu e contou com a presença de autoridades, grupos culturais, Amigos da Casa do Museu, comissão de Boppard/Alemanha e demais representantes da comunidade. O evento foi abrilhantado com as apresentações musicais da Escola de Música Josélia Jantsch Ferla e Vocal Nota Livre.

Além da oficialização do Museu, marcada pelo descerramento da placa localizada em frente ao prédio histórico e assinatura do decreto de criação do Museu Municipal, a cerimônia coletiva reservou mais três momentos importantes. O primeiro, o lançamento do projeto “Do Esteco ao Maneco – Arte, Cidadania e Vida ao Museu”, aprovado via edital do Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto proporcionará 50 vagas para oficinas gratuitas de cerâmica, sob coordenação da ceramista Cláudia Jung. As aulas iniciam na próxima semana. A artista também está à frente da exposição “Paralaxes, olhos e mãos interpretando faces”, junto ao fotógrafo Heinz Schnack. O trabalho dos dois artistas foi apresentado à comunidade na mesma ocasião e ficará disponível para visitação no subsolo do Museu Municipal, que recentemente passou por obras de adequação, através do edital Mais Museus, via Ministério da Cultura/IBRAM, num investimento de R$ 126 mil.

Outro momento marcante da noite foi protagonizado pelos prefeitos das cidades de Arroio do Meio, Sidnei Eckert e Boppard/Alemanha, Walter Bersch, que ratificaram o Convênio de Intercâmbio de Jovens entre as cidades co-irmãs, firmado em agosto desse ano na Alemanha. O prefeito de Boppard está em Arroio do Meio desde o último sábado, 23, acompanhado pela delegação alemã composta por 24 membros. O grupo permanece no município até 03 de dezembro, hospedados nas residências de famílias que integram o Círculo de Amigos de Boppard. Neste período cumprem agenda de roteiros locais, regional, capital e Serra Gaúcha. O projeto que começou a ser discutido em 2010 e foi oficializado recentemente, prevê que o intercâmbio entre jovens de 16 a 23 a cada dois anos, de forma intercalada entre os municípios. O objetivo é estimular a troca de vivências culturais, sociais e econômicas entre as cidades.

Em sua apresentação, o prefeito de Boppard arriscou cumprimentos e agradecimentos na língua portuguesa e elogiou o município. “Arroio do Meio é uma das cidades mais lindas do mundo”, afirmou, arrancando aplausos dos presentes. “Nosso intercâmbio será bom para as pessoas de mais idade, para compreendermos melhor nossa história, e será bom para os mais jovens, porque o Brasil é a maior economia da América do Sul, enquanto a Alemanha é a maior economia da Europa”, destacou Bersch.

Emocionado, Eckert destacou o momento cultural e econômico pelo qual o município passa e parabenizou a comunidade local pelos 79 anos de aniversário do município. “Se hoje Arroio do Meio é motivo de orgulho para nós, arroio-meenses, é porque temos pessoas organizadas, trabalhadoras e acolhedoras que fazem essa história. É por isso que crescemos tanto e temos tantos motivos para comemorar”, exclamou. Eckert ainda discursou em alemão, falou sobre os projetos culturais apresentados e sobre o convênio de intercâmbio com a cidade alemã.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...