Arroio do Meio adere a programa de melhoramento genético bovino

Cerca de 400 produtores locais serão beneficiados com o Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. O convênio foi assinado na última segunda-feira, dia 24, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre. Estiveram presentes o prefeito, Sidnei Eckert; vice Áurio Scherer; secretário municipal da Agricultura, Paulo Heck; Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

O Programa Dissemina é voltado especialmente para a Agricultura Familiar e tem como principal objetivo o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, visando contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite. Para isso, os governos federal, estadual e municipal firmaram um convênio que prevê a junção de contrapartidas em prol do funcionamento do programa.

Nos próximos dias o município receberá uma caminhonete e um botijão de armazenamento de sêmen. Além disso, poderá requisitar todo o sêmen necessário ao Governo do Estado. Em contrapartida, a administração municipal será responsável pela manutenção do profissional inseminador, bem como pela parte administrativa do programa, encomenda do sêmen, manutenção e combustível do veículo.

De acordo com Heck, se encaixam na agricultura familiar todos os produtores que faturam até R$ 250 mil por ano com a produção leiteira. A próxima etapa do programa é o treinamento do inseminador, o que deve acontecer no mês de março. Após o treinamento e a chegada do material de trabalho o programa deve iniciar nas propriedades credenciadas. “Através de parcerias como essa e trabalho conjunto entre governos, pretendemos melhorar a genética do nosso rebanho, o que deve resultar no aumento da produção de leite e renda do nosso produtor rural”, ressalta Heck.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...