Armazenagem de Grãos e Agroindústria Familiar serão temas de dia de campo em Dois Lajeados

O município realiza, no próximo dia 29 de maio, na propriedade da família Frighetto, da localidade de Linha Mattei, um dia de campo em Armazenagem de Grãos e Agricultura Familiar. O evento inicia às 13h30min e tem o objetivo de apresentar alternativas de agregação de valor à produção, com foco nas atividades de armazenagem e agroindústria.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fábio Balerini, a família Frighetto é um exemplo nesse sentido. “No local, além de possuir estrutura de armazenagem de grãos de milho, com o uso de silos secadores por ar natural forçado, ainda transforma a produção em farinha, por meio de moinho colonial com moagem de pedra”, ressalta.

No dia de campo serão demonstrados os dois processos. Na estação sobre secagem será abordada a importância de um sistema bem dimensionado e de um armazenamento de milho livre de impurezas e grãos quebrados. “O que proporcionará melhor qualidade de grãos quando comparado a outros sistemas”, ressalta Balerini. Na outra etapa, a agroindústria será apresentada como alternativa para agregação de valor, com melhoria de renda e de qualidade de vida para as famílias rurais. “Além do fato de as agroindústrias familiares serem opção de alimentação mais saudável para os consumidores”, observa o agrônomo.

O evento é uma realização da Família Frighetto, Agroindústria Moinho Alto da Serra e Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3471-1310.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...