Argentinos buscam informações e aproximação com a Languiru

O trabalho da “Família Languiru” seguidamente tem ultrapassado as fronteiras do Brasil e chamado a atenção em outras regiões do mundo. Nesse sentido, no início do mês de julho, dias 2 e 3, a cooperativa teutoniense recebeu a visita de representantes da SanCor Cooperativa de Seguros, SanCor Lácteos Cooperativas Unidas, Cooperativa Agrícola Ganadera de Sunchales e Cooperativa de Produtores (Tamberos) de Sunchales, todos da Argentina.

A visitação da comitiva iniciou pela Unidade Produtora de Leitões (UPL) Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul, onde a Languiru deu início ao projeto de biogás, utilizando os biodigestores instalados no local. O grupo foi recebido pelo engenheiro ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher, que apresentou o sistema, desenvolvido pela Languiru com a parceria de empresas e Governo da Alemanha, além do apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). “Com os equipamentos instalados na UPL, como boiler e purificador, passamos a utilizar o biogás no aquecimento da água dos chuveiros e na cozinha da unidade, substituindo gradativamente o gás de cozinha (GLP)”, explicou Feldkircher.

No dia seguinte o grupo visitou o Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, a Indústria de Laticínios, o Supermercado Languiru e a loja Agrocenter, em Teutônia, e, fechando o roteiro, a Fábrica de Rações, em Estrela.

“É motivo de orgulho recebermos este grupo de lideranças cooperativas da Argentina, uma excelente oportunidade de intercâmbio. Languiru e SanCor são duas organizações que buscam o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão representadas. Todos que defendem o cooperativismo têm muito a trocar”, destacou o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, na recepção ao grupo em Poço das Antas.

Antes de conhecerem o processo de produção no Frigorífico de Suínos, desde o abate, passando pela industrialização e expedição, os argentinos ainda participaram de breve palestra com o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier. Na ocasião ele apresentou detalhes da história da cooperativa, sua área de atuação, alguns números e diferentes negócios da Languiru. “Somos uma cooperativa bastante diversificada, que agrega valor à matéria-prima entregue pelos produtores associados. Primamos pela qualidade de nossos produtos, com eficiência produtiva, e incentivamos a qualificação do quadro social e de nossos colaboradores, com bolsas de estudo e projetos especiais como o Programa de Sucessão Familiar”, exemplificou Kreimeier.

Como forma de agradecimento, Bayer e Kreimeier foram presenteados com monumento da cidade de Sunchales, província de Santa Fé, considerada a capital do cooperativismo na Argentina.

O diretor da SanCor Lácteos Cooperativas Unidas, Victor Hugo Viotti, que também é membro do Conselho Assessor da Casa Cooperativa da Argentina, agradeceu pela oportunidade de conhecer melhor a Languiru, momento que classificou uma experiência para toda vida. “Ficamos muito satisfeitos com a hospitalidade, tanto da direção como dos colaboradores que nos atenderam. Estamos impressionados com a tecnologia e a rapidez do Frigorífico de Suínos e com o trabalho da Indústria de Laticínios, tudo com muita higiene e produtos saborosos. O supermercado é muito grande e a loja Agrocenter possui produtos de primeira linha. A Fábrica de Rações é espetacular, possui uma organização e produtos fora do comum. Verdadeiramente, nos sentimos em casa aqui na Languiru, que é uma grande expoente do cooperativismo brasileiro e mundial”, disse.

O conselheiro da SanCor Cooperativa de Seguros, Ulises Mendoza, que também integra o Conselho Assessor da Casa Cooperativa do país vizinho, igualmente elogiou o trabalho da Languiru. “É uma cooperativa muito arrojada e adepta de tecnologias que a colocam sempre entre as maiores marcas quando falamos de mercado. Como cooperativistas, estamos orgulhosos pelo desenvolvimento da Languiru, uma das instituições que é referência no sistema. É muito claro que a cooperativa segue os princípios do cooperativismo, como igualdade e desenvolvimento de toda a sociedade. Que os êxitos sigam acompanhando a trajetória da Languiru. Enquanto isso, guardamos de recordação a cordialidade e atenção que recebemos, para retribuirmos em Sunchales, na Argentina. Queremos continuar trocando experiências que ajudem a construir um futuro melhor para todos”, encerrou, convidando a coirmã teutoniense a organizar comitiva para visitar a Argentina.

Além de Viotti e Mendoza, integraram a comitiva Jorge Alberto Galetto, conselheiro da Cooperativa Agrícola Ganadera; conselheira Mirta Graciela Quida e síndica Graciela Rosa Bonatti, da Cooperativa de Tamberos; Everton Todescatto, chefe comercial de Seguro Rural da SanCor Seguros do Brasil; e representante da Ocergs/Sescoop-RS, Matheus Loro da Soledade Dias, que auxiliou como intérprete do grupo.

Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina

Sunchales, na província de Santa Fé, é considerada a capital do cooperativismo argentino. Na cidade, a SanCor possui planta industrial com produção de leite em pó, leite UHT, leites especiais e doce de leite. Além dessa, a cooperativa ainda conta com outras 14 unidades fabris na Argentina.

Fundada em 1938, a SanCor tornou-se uma das mais importantes cooperativas de produtores de leite do mundo, contando com cerca de quatro mil associados, dos quais 1,4 mil produtores de leite. Seu rigoroso controle de qualidade atua em todas as etapas do processo de fabricação, desde a origem nas fazendas leiteiras até o produto final, utilizando tecnologia de ponta e profissionais altamente especializados. A cooperativa é o maior exportador argentino de produtos lácteos.

A SanCor produz 1,3 bilhão de litros de leite por ano, possui três centros de distribuição na Argentina e conta com 4,7 mil funcionários. Produz mais de 150 produtos diferentes e exporta para mais de 30 países.

Entre os principais produtos estão manteiga, queijos, leite em pó e UHT, doce de leite, leite refrigerado e leites especiais, iogurte, cremes, sobremesas, entre outros.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...