Argentinos buscam experiências no agronegócio e escolhem Dália como referência

Um bate-papo repleto de informações, em uma mistura de espanhol com português e com direito ao chimarrão típico argentino. Assim foi o encontro do presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, com uma comitiva da Província de Misiones, da Argentina, que esteve visitando a sede da Dália Alimentos em Encantado, na terça-feira, dia 25 de novembro.

O grupo esteve composto por 18 pessoas entre deputados, vereadores, produtores agrícolas, advogados, professores e engenheiros. Acompanhou os visitantes durante o intercâmbio o diretor executivo do Sicredi Centro-Leste, Paulo Bender de Camargo. Também fez parte da comitiva o ex-governador de Misiones; ex-ministro federal de Ação Social e ex-deputado federal, Ricardo Barrios Arrechea; além do deputado estadual e candidato a governador de Misiones, Gustavo Gonzales.

Piccinini recepcionou a comitiva e, de forma bastante interativa, apresentou ao grupo um pouco da empresa e seus 67 anos de história. No auditório Ouro Branco do Parque Dália o presidente detalhou as atividades desenvolvidas pela Dália Alimentos, apresentou o organograma e enfatizou que a cooperativa está presente em 142 municípios do Estado, ou seja, em um quarto dos municípios gaúchos.

Falou acerca do modelo cooperativista de gestão e destacou as áreas de atuação, as unidades e os complexos atuantes nos segmentos leite e suínos. Também frisou a área social da empresa, enumerando os projetos e as iniciativas relacionadas aos associados, às mulheres e aos jovens. Por fim, explicou os motivos que tornaram a cooperativa exemplo no estado e país.

Participativos, os “hermanos” propuseram questionamentos a Piccinini, o que tornou o ambiente aberto à troca de informações e compartilhamento de conhecimento. Conforme o ex-governador e ex-ministro, Ricardo Barrios Arrechea, o grupo ficou impressionado com o modelo de gestão e de trabalho da Dália Alimentos. “A Província de Misiones é parecida com essa região. Existem produtores de pequeno porte, mas as cooperativas não são assim, tão pujantes. Com certeza vamos levar muitos exemplos quando retornarmos.”

O candidato a governador de Misiones, Gustavo Gonzales, disse que a visita contribui para agregar ideias ao seu plano de governo. “O que nos chamou muito a atenção foi que aqui não é a cooperativa que financia para o produtor, mas sim os bancos. Lá, isso é diferente, o que, muitas vezes, acarreta o declínio das cooperativas, já que elas financiam os produtores.” E complementa: “A Dália agrega valor.” Para finalizar a visita, o grupo fez uma visita ao Parque Dália e participou de almoço no Espaço Dália de Gastronomia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...