Ardêmio Heineck deixa a CIC-VT, que passa a ser presidida por Ito Lanius

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) terá um novo presidente a partir desta quarta-feira, dia 25. Durante solenidade marcada para as 18h, será empossado Ito Lanius, empresário e ex-vice-presidente da entidade regional durante dois dos quatro mandatos de Oreno Ardêmio Heineck, que esteve à frente da CIC-VT desde sua criação, em 2005.

Mesmo antes de representarem a entidade, eles já haviam trabalhado juntos durante o mandato de Ito Lanius como presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), entre 2002 e 2004. No período, Heineck foi diretor de Integração Regional e colaborou nos primeiros debates para a fundação da CIC-VT.

A nova diretoria terá 12 membros com mandatos de dois anos – de 2014 a 2016. O número de integrantes será menor se comparado ao atual, com 26 pessoas, entre vice-presidentes, diretores e membros do Conselho Fiscal. Segundo Lanius, a opção de ter menos componentes foi para melhorar a dinâmica do grupo.

Entre os membros da diretoria executiva estarão representantes de entidades de classe de diferentes municípios da região. Nomes como Henrique Purper (Cacis, de Estrela), Renata Galiotto (Acie, de Encantado), Valdacir Bresciani (Acisar, de Arvorezinha), Adailton Cé (Acisam, de Arroio do Meio) e Ivandro Rosa (CIC Teutônia) já foram confirmados para o biênio.

Sucessão necessária

De acordo com Heineck, o período de novo anos como líder da CIC-VT ajudou-o a conhecer mais sobre a região e identificar um perfil colaborativo entre seus representantes. Para ele, os trabalhos coordenados entre as lideranças do Vale do Taquari foram importantes para os resultados atingidos no período. “A região está muito bem articulada. Nesta última década, a integração entre as entidades se intensificou e ajudou no desenvolvimento.”

Segundo ele, os temas debatidos durante as reuniões da entidade trouxeram benefícios não só para empresários, mas também para os moradores da região. Entre as necessidades para os próximos anos, indica a melhoria da interlocução dos órgãos responsáveis quanto às necessidades regionais, infraestrutura e a criação de práticas para o desenvolvimento equilibrado.

Conselho com abrangência regional

Uma das propostas de Lanius para a entidade é a criação de um conselho com representantes de todas as cidades do Vale do Taquari. O grupo será formado por empresários e servirá para a identificação das prioridades em cada município. Também ajudará na discussão das ações regionais e deve ter, de acordo com Lanius, mais de 38 membros, considerando os suplentes.

Lanius se diz confiante quanto aos resultados da proposta e reconhece o trabalho já desenvolvido pela entidade. “Sem dúvida, é uma grande responsabilidade (poder assumir a CIC-VT) pelo histórico da CIC-VT e pelo trabalho do Ardêmio à frente dela.”

Para o empresário, a entidade representa os empreendedores e deve intensificar a atuação como incentivadora do desenvolvimento econômico e social da região. Ele confirma a continuidade de Heineck na entidade, na função de diretor de Relações Institucionais e Públicas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...