APL das Agroindústrias Familiares do VT realiza Encontro na Suinofest

Dentro da programação da 13ª edição da Suinofest – que ocorre em Encantado – foi realizado na última sexta-feira, dia 6, no Salão Duroc, do Parque João Batista Marchese, o 2º Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL), das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari. Durante a atividade foram realizados dois paineis: Legalização e Mercado para os Produtos das Agroindústrias Familiares, coordenado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar e assistente técnico regional em Agroindústrias, Luiz Bernardi, e Fontes de Recursos e Programas de Incentivo às Agroindústrias Familiares, coordenado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Encantado e tecnólogo em Agroindústria, Gilberto Zanatta.

Na primeira parte foram três debatedores abordando temas relacionados à operacionalização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Industrial (Susaf/RS) e a formalização e mercado para as agroindústrias familiares. O coordenador do Programa de Adesão dos Municípios ao Susaf no Estado, Luiz Fernando Dalcin, lembra que não basta aos municípios apenas solicitar a adesão, sendo necessário também contemplar os itens para que a documentação seja considerada adequada. “Atualmente são 204 solicitações feitas no Rio Grande do Sul, mas apenas 36 documentos enviados e dois municípios homologados”, ressalta.

O diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), Eraldo Leão Marques, historicizou o sistema de inspeção, dizendo ser este um momento importante em que há uma exigência cada vez maior dos consumidores. “E frente a esse recente quadro, cabe a nós nos empenharmos para entregar um produto cada vez melhor”, salientou. Marques também enfatizou a importância de as prefeituras darem a devida importância a este tema. “Sabemos que às vezes as demandas são outras, mas não devemos esquecer o valor que tem um alimento saudável”, disse.

Já o gerente técnico adjunto e coordenador da área de Agroindústria da Emater/RS-Ascar, Renato Cougo dos Santos, afirmou que a formalização não deve ser encarada como um temor e sim como um avanço. “É necessário saber distinguir os oportunistas, daqueles que encaram o trabalho com seriedade”, disse. Cougo ressaltou que o profissional responsável pela área nas prefeituras, não deve estar lá apenas para assinar papeis e sim para trabalhar e estar ao lado dos agricultores familiares. “Com a entrega de um produto de qualidade, todos ganham, desde a prefeitura até o consumidor”, diz.

Durante o segundo painel, o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), Mauro Stein, abordou os programas de incentivo do Governo do Estado, entre eles o Programa de Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho. Já o assistente técnico regional de Crédito Rural da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad, apresentou as linhas disponíveis e os critérios de enquadramento para os empreendedores interessados em obter crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pesca e Cooperativismo (SDR/RS), Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), prefeituras, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Desenvolvimento (AGDI), Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Moinho Sangalli, Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E) e Governo do Estado.

Sobre a Suinofest

A Suinofest – que segue de sexta-feira, dia 13, até domingo, dia 15, no Parque João Batista Marchese, em Encantado – é um evento que valoriza a carne suína e seus derivados. Oferece gastronomia típica, exposição das tecnologias e tendências da suinocultura e seminários com temas pertinentes. Com o Festival de Compras proporciona aos visitantes uma diversificada gama de produtos e serviços. No evento o visitante encontra também atrativos turísticos, apresentações culturais, lazer e entretenimento. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site www.suinofest.com.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...