André Barbieri é exemplo de superação pelo esporte

André Barbieri, 33 anos, faz do esporte seu estímulo para transformar uma perda em vitória. O lajeadense, que vive nos Estados Unidos, está de passagem pela cidade e deixou sua mensagem na reunião-almoço do programa Nossos Cases, Nossas Histórias realizada na última quinta-feira, dia 16, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado.

O atleta reinventou sua vida após um grave acidente de snowboard, sofrido em 2011, que causou a amputação da perna esquerda. Com o uso de prótese, que lhe garante os movimentos, e plena dedicação, Barbieri quer ser referência no paratriatlo (natação, corrida e ciclismo) e disputar os Jogos Paralímpicos de 2016. “Uma vez que eu aceitei o que aconteceu, ficou mais fácil pra mim. Eu estou vivo, e isso é o que mais importa”, ressaltou o atleta na sua apresentação, que foi prestigiada por cerca de 50 pessoas, entre familiares e amigos, autoridades políticas, empresários e profissionais do comércio.

Barbieri dá mostras do seu potencial. Ele venceu, neste mês, as etapas de Manaus do Circuito Mundial de Paratriatlo (categoria PT2) e do Campeonato Brasileiro de Triatlo. Com os títulos, ele ainda conquistou o segundo lugar no ranking nacional de 2014.

Para poder treinar todos os dias e sem excessos, Barbieri explora 60% da sua capacidade. Na semana, atinge de dez a 15 horas de atividades. O atleta almeja viver do esporte para retribuir quem lhe ajudou e também servir a outras pessoas. “É legal chegar neste nível, ser reconhecido e trazer orgulho para meus pais e amigos. É a realização de um sonho, embora eu não o tivesse antes”, compartilhou.

Barbieri permanece na cidade de Santa Barbara, no Estado da Califórnia, por estar vinculado a projetos da Loma Linda University, entre outros parceiros profissionais. Ele não descarta a volta ao Brasil. “Sonho em morar em Garopaba, perto do meu surf”, projeta entusiasmado.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...