Amturvales conquista o II Prêmio Inovação em Turismo

A Secretaria do Turismo (Setur-RS) realizou, na noite da última quinta-feira, dia 18, a cerimônia de premiação do II Prêmio Inovação do Turismo, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Na categoria Práticas Inovadoras em Planejamento e Gestão, o projeto “Turismo como vetor de desenvolvimento no Vale do Taquari, através da Governança Regional da Amturvales” conquistou o primeiro lugar.

O evento premiou as 25 melhores práticas do setor inscritas em seis categorias: Planejamento e Gestão, Estruturação de Produto, Hospitalidade, Entretenimento e Lazer, Promoção e Marketing e Produção Científica. Ao todo, o II Prêmio Inovação recebeu 261 trabalhos para avaliação.

Conforme o presidente da Amturvales, Vanildo Roman, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe. “Isso é fruto de toda a organização, a dedicação e o esforço do grupo, de todos os seus parceiros e das diretorias anteriores, principalmente a partir do mandato de Rafael Fontana e de Ronaldo Zarpelon. Além disso, o fato de termos a participação do Rafael no Conselho Estadual do Turismo gera visibilidade e facilita o trabalho, pelo fato de ele estar sempre presente nas ações da Amturvales e da região. O prêmio também é um demonstrativo da união de todos os roteiros, juntamente com a iniciativa privada do Vale do Taquari. Com isso a região se torna mais visível para todo o Estado”.

Da mesma forma, a turismóloga, Lizeli Bergamaschi, destaca o comprometimento e a seriedade com que a Amturvales trabalhou nos últimos anos. “Esse prêmio é fruto da grande dedicação da equipe da Amturvales, juntamente com o trabalho de cada empreendedor do turismo da região do Vale do Taquari e demais envolvidos. Quero agradecer de forma especial a quem nos apoiou e a parceria pública privada que integra e qualifica o setor turístico, dando competitividade e destacando o Vale do Taquari por seu trabalho profissional em prol do desenvolvimento do turismo”.

Lizeli ainda ressalta que o Prêmio Inovação do Turismo RS foi criado no ano passado e é uma forma de reconhecer o que está sendo feito na área do turismo e estimular os destinos a trabalharem de forma planejada e organizada.

De acordo com o coordenador do Fórum Regional de Turismo e Conselheiro Estadual de Turismo do Vale do Taquari, Rafael Luiz Fontana, “esse é um reconhecimento pelo trabalho realizado nesses últimos anos, porém, para continuarmos avançando, precisamos qualificar os serviços oferecidos (hospedagem e alimentação) e aumentar do fluxo de visitantes”.

Projetos do Vale do Taquari que foram finalistas

Além do projeto vencedor, na categoria Práticas Inovadoras em Planejamento e Gestão era finalista o “Roteiro Caminhos da Forqueta”, da Associação de Turismo Caminho da Forqueta de Arroio do Meio.

Na categoria Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto concorria o projeto “Turisvales – O Salão de Turismo dos Vales”, da Amturvales e na categoria, Práticas Inovadoras em Hospitalidade esteve o projeto “Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo no Vale do Taquari”, também da Amturvales.

Saiba um pouco mais sobre o Projeto Premiado

A Amturvales foi fundada em 29 de março de 1995 com o objetivo de coordenar, estruturar, qualificar e promover ações de turismo no Vale do Taquari. Nove roteiros turísticos foram criados para resgatar a história e apresentar as belezas naturais e gastronômicas da região. São eles: a Rota Caminho dos Moinhos; a Rota Caminhos da Forqueta; a Rota da Erva-Mate; a Rota Germânica; a Rota Turística Trilhas e Memórias; o Roteiro Delícias da Colônia; o Roteiro Encantado; o Roteiro Taquari Açoriana e o Tour Lajeado.

A região do Vale do Taquari vive um momento de desenvolvimento e estruturação turística. Inúmeros turistas visitam os atrativos que integram as Rotas e os Roteiros turísticos. Além disso, a região também tem promovido uma variedade de eventos que fortalecem o turismo de negócios.

Com base nisso as metas até 2016 são as seguintes: receber 300 mil visitantes e gerar uma demanda cada vez mais pulverizada, diante dos diferentes atrativos que a região possui, aproveitando ao máximo os elementos da cultura, tradição, economia, gastronomia, bem como os recursos da natureza; qualificar pessoas em todos os municípios para bem receber os turistas; buscar conjuntamente com os municípios recursos para infraestrutura turística e ainda trabalhar com os projetos prioritários: implementação do Projeto do Trem Turístico e o Projeto de ligação asfáltica “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...