Ampliação de açudes duplica a quantidade de peixe comercializado em Arroio do Meio

Visando o incentivo à piscicultura e o aumento da oferta de peixes para a comunidade local, mais nove açudes estão sendo executados em propriedades rurais do município, totalizando 45 viabilizados desde 2012. O projeto acontece por meio do Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar, numa parceria entre Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, Governo Estadual/Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e produtores rurais. A proposta é o subsídio de 80% dos custos da implantação por parte do Poder Público, enquanto produtores rurais participam com a contrapartida de 20% dos custos da máquina utilizada na construção dos açudes.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Paulo Heck, a medida duplicou a quantidade de peixes comercializada nos últimos anos. “Antes do Programa eram nove toneladas por ano e em 2015 foram 20”, comemora. O resultado é consequência do aumento da oferta do produto em feiras mensais realizadas nas propriedades rurais. “Antes da viabilização destes açudes realizávamos a feira anual da Semana Santa no Centro, além de uma e outra iniciativa isolada, por falta de peixes para ofertar à comunidade”, explica Heck. “Hoje conseguimos realizar feiras mensais com qualidade e quantidade do alimento”, afirma.

Além dos açudes, Heck cita outras formas de incentivo a esta cadeia de produção, visando a diversificação da economia das propriedades rurais, ampliação da fonte de renda das mesmas e oferta de alimento de qualidade à comunidade. As principais são a entrega de alevinos para piscicultores e a realização de cursos gratuitos de qualificação, abordando técnicas de manejo, criação, abate e preparação de pratos à base de pescados.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...