AlimentaAçãoRS: Palestra sobre mercado e consumo marca abertura da Jornada Técnica do Setor Alimentício 2018

Empresários, profissionais de indústrias, fornecedores e lideranças participaram, nesta segunda-feira à noite (6), da abertura da Jornada Técnica do Setor Alimentício 2018 – AlimentaAçãoRS. O evento ocorreu no Weiand Hotel, onde até quinta-feira segue a programação que recebe um público não só da região, mas também de outros estados, formado por pessoas interessadas na qualificação da indústria alimentícia. A promoção é da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Grupo Técnico em Alimentos (GTA) e Agea Marketing e Comunicação. Integram o evento o XVII Workshop em Alimentos, o Seminário de Carnes e o Meeting Empresarial, os quais vão tratar de assuntos variados como segurança, inovação, higiene, desenvolvimento de produto, rotulagem e legislação. A cerimônia de abertura contou com os pronunciamentos de organizadores e autoridades, seguida da palestra “Indústria, mercado e consumo de alimentos no mundo”, com a professora doutora Neila Richards, da Universidade Federal de Santa Maria.

Especialista em Tecnologia de Alimentos, Neila afirmou que o sucesso de um produto depende da sua qualidade e que para avançar no mercado as empresas precisam atender os desejos dos consumidores. “Há muitas demandas e a inovação muitas vezes pode ser simples. Não quer dizer que se necessite criar algo novo, mas reformular o que já está em linha, oferecer uma nova embalagem ou incrementar com outro ingrediente na fórmula”, explicou. Ela apresentou resultados de uma pesquisa de 2017 que reforça a mudança de hábitos, como o crescente número de pessoas (23%) que com frequência lê os rótulos, a influência das mídias e a valorização de opções que ofereçam saudabilidade, praticidade e consumo consciente. A professora ainda alertou que o consumidor está ávido por produtos diferenciados e disposto a pagar por isso. E ao falar dos desafios, os atrelou à divulgação dos benefícios. “Todos nós aqui somos consumidores pró-saudáveis, porque queremos ter qualidade de vida. Então as empresas precisam explorar isso, principalmente quando seu produto é melhor que o do concorrente”.

Para o coordenador geral da Jornada, Gilberto Soares, a Jornada serve de impulso para o reconhecimento nacional da região no setor como o Vale dos Alimentos. “Somos uma parte muita pequena de um estado produtor de alimentos. Mas isso não nos torna de forma nenhuma irrelevantes, ao contrário, nos lança um grande desafio no sentido de refletir sobre o que temos que fazer para ser protagonistas da economia e aparecer no grande mapa do Brasil. A conclusão é se apropriar do conhecimento”, destacou. Conforme a FEE, 80% das atividades do Vale do Taquari tem alguma relação com o agronegócio. “Isso é uma marca que deve nos diferenciar”, completou Soares.

Para a coordenadora do Workshop em Alimentos, Tânia Gräff, o principal objetivo do  evento é contribuir com a disseminação do conhecimento que existe em âmbito de Brasil. “Temos muitas oportunidades de inovação, porém elas devem estar relacionadas a alimentos que sejam seguros, inovadores, saborosos e de acordo com a legislação. E para isso é necessário que haja profissionais qualificados”. Nesse sentido, falou da oportunidade que as empresas daqui tem, de pequeno, médio e grande porte, de acompanhar a Jornada e ficar inteirado das principais novidades do ramo.

A solenidade também teve a participação da presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, e do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, que em seus discursos reforçaram a importância da iniciativa e a força econômica do setor de alimentos. Os interessados ainda podem se inscrever fazendo contato pelo telefone (51) 99742-4255.

Fonte Imprensa Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...