Agroindústria MZ Alimentos sedia reunião da governança do APL Vale do Taquari

O Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari realizou na última quarta-feira, dia 19, sua reunião mensal da Governança, na Agroindústria MZ Alimentos, localizada no município de Encantado. Na reunião estiveram presentes representantes das instituições ligadas ao setor e agroindústrias dos 13 municípios do APL.

Dentre os assuntos abordados destacam-se a apresentação das ações que vem sendo realizadas pelos grupos de trabalho e a proposta que será encaminhada ao Fundo APL para apoiar financeiramente ações coletivas das agroindústrias do Arranjo.

Como encaminhamentos destacam-se: o processo de finalização do regimento interno do APL; seleção de feiras locais e regionais que as agroindústrias irão participar coletivamente no ano de 2015; seleção dos municípios do APL que irão contar com um consultor para auxiliar na estruturação do Sistema de Inspeção Municipal; curso de Boas Práticas de Fabricação e de Administração Rural e Gestão Agroindustrial que será oferecido pela UERGS a partir do ano de 2015 e apoio à criação e estruturação de um centro de comercialização no município de Encantado dos produtos das agroindústrias da região.

O APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari

O Arranjo Produtivo Local (APL) – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari é o conjunto de agroindústrias, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação, com produtos semelhantes, e informações sobre os mesmos mercados.

A Governança do APL

A Governança do APL busca agregar todos os atores locais na busca pelo desenvolvimento regional. Espera-se que a Governança protagonize estratégias econômicas e empresariais de estímulo e de elaboração de projetos que contribuam ao aumento do volume de negócios, valorização e agregação de valor aos produtos, posicionamento de mercado, desenvolvimento tecnológico, adequação e melhoria ambiental, qualidade e produtividade das empresas e, por fim, progressos no desenvolvimento econômico e social dos arranjos.

Para estabelecer a governança desta iniciativa, a Faterco – Entidade Gestora e executora do projeto – conta com o reconhecimento e apoio dos agentes do setor, mantendo interlocução permanente com as entidades de classe e os órgãos públicos e privados direta ou indiretamente ligados à atividade.

Área de Abrangência do APL – AF VT

São treze municípios aderidos ao APL, podendo abranger todo o Vale do Taquari, são eles: Arvorezinha, Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Roca Sales, Relvado e Vespasiano Corrêa.

Ações do APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari

  • Articulação e Mobilização das Agroindústrias para participações em feiras e eventos;
  • Disponibilização de recursos financeiros para legalização e estruturação das agroindústrias;
  • Fornecimento de Cursos e Capacitação para produtores;
  • Elaboração de eventos técnicos para as agroindústrias.

Grupos de Trabalho

  1. Gestão estratégica, governança, cooperação e marketing (Eventos/seminários/divulgação);
  2. Acesso a Mercados e Inteligência Comercial;
  3. Projetos e captação de recursos/ financiamentos, Investimento e Incentivos;
  4. Normas, regularização e formalização de empreendimentos;
  5. Inovação e tecnologia/Formação e capacitação de trabalhadores.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...