Agroindústria de Progresso recebe certificado do SIM

A Agroindústria Battisti, da localidade de Xaxim, recebeu, na sexta-feira, dia 5, certificado do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) das mãos do prefeito Edegar Cerbaro. O SIM tem a finalidade de controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, derivados lácteos, ovos e mel, monitorando e inspecionando a sanidade destes, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia os produtos.

Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança alimentar. O Serviço de Inspeção Municipal é coordenado, no município, pelo médico-veterinário Roni Soletti. O Executivo emitiu o certificado de qualidade à agroindústria por estar adequada às exigências sanitárias vigentes na legislação, além de possuir qualidade e higiene em seu processo de produção.

Atuam na produção de queijos, o proprietário Deoclides Battisti, a filha Taís e o genro Ezequiel Berté. A agroindústria está instalada em um prédio de 225,61 metros quadrados, num investimento de R$ 300 mil. A produção atual está em cerca de 30 quilos/dia. Acompanharam o prefeito na cerimônia de entrega, secretários municipais e a equipe da Emater/RS-Ascar.

O prefeito parabenizou os empreendedores e falou sobre a importância da produção de alimentos, que é uma preocupação mundial. Destacou que o município está empenhado para finalizar o processo de adesão ao Susaf, o que permitirá a comercialização da produção das agroindústrias, inicialmente restrito ao município, para todo o Estado.

O investimento teve o apoio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), beneficiado com R$ 50 mil para auxiliar na aquisição de equipamentos e na compra de materiais de construção.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...