Agroindústria de ovos de Arroio do Meio recebe recursos para investimentos

A Agroindústria de Ovos Petry, da localidade de Rui Barbosa, em Arroio do Meio, receberá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), Emater/RS-Ascar e Prefeitura, recursos para realização de investimentos. A formalização do ato se deu na última sexta-feira, dia 15, durante o 6º Seminário do Leite, realizado no CTG Querência do Arroio do Meio, com a assinatura do contrato pelas entidades envolvidas no processo e pelos agricultores familiares Ivo e Lucila Petry.

Os beneficiários receberão R$ 10 mil, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com a possibilidade de bônus adimplência no valor de 80%. Os valores serão aplicados, de acordo com Ivo, na infraestrutura do empreendimento, que já opera de forma legalizada, com o Selo Sabor Gaúcho. “Ainda falta a instalação de janelas, de portas e de azulejos, além da pintura e do ar condicionado que climatizará o ambiente”, ressalta o produtor.

O apoio dado aos agricultores é valorizado pela família e pode ser refletido nos números da propriedade já que, há um ano, eram cerca de 500 galinhas na propriedade. “Hoje temos 1,2 mil que produzem 85 dúzias diárias”, ressalta Lucila. Os produtores acreditam que podem chegar as duas mil galinhas, produzindo cerca de 150 dúzias diárias. “Mercado pra essa produção é o que não nos falta já que, além de vender em feiras e padarias, também fornecemos os ovos para a merenda escolar”, salienta Ivo.

Os investimentos realizados pelos pais fizeram com que o filho, Ivanor, retornasse a propriedade. “Ele estava trabalhando na cidade, mas não estava satisfeito”, explica a mãe. O retorno do jovem, também representa uma injeção de ânimo para a família. “É uma realização para nós, saber que alguém dará continuidade ao trabalho”, diz Lucila. Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Bernardi, as ações mesmo que representem, em muitos casos, pequenos valores, tem significado para a continuidade do trabalho no campo.

Recebimento de maquinários

O 6º Seminário do Leite também foi o palco para a entrega de duas máquinas plantadeiras que auxiliarão produtores de associações de duas localidades de Arroio do Meio, Forqueta e Passo do Corvo, no plantio direto de pastagens, além de uma concha para carregamento de camas de aviários.

O presidente da Câmara de Vereadores Paulo Grassi valorizou o investimento, de R$ 50.750, resultado da Participação Popular e Cidadã (PPC) e que beneficiará cerca de 80 produtores nas duas comunidades.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...