Agricultura de Estrela avalia a genética do rebanho leiteiro

O melhoramento genético em uma propriedade compõe uma das ferramentas disponíveis ao produtor para alcançar maiores rentabilidades e eficiência. A Secretaria da Agricultura de Estrela está realizando um trabalho de Avaliação Genética (melhoramento genético), visando atender aos principais anseios do mercado e responder as necessidades do produtor rural.

O melhoramento genético possibilita selecionar as vacas do rebanho que serão mães das futuras reposições (novilhas) utilizando também uma criteriosa seleção de touros na inseminação artificial, multiplicando-se assim uma genética desejada.

“O trabalho é individual para cada propriedade”, ressalta o técnico agropecuário Samuel Weber. Ele explica que não existe uma receita específica para atender a todos os tipos de exploração leiteira. Desta forma, o trabalho de melhoramento genético na propriedade deve ser focado fortemente sobre um correto diagnóstico do sistema de produção da capacidade de investimento do mercado atual e futuro de leite e de animais, da base inicial do rebanho, das pretensões de expansão da propriedade, além do tipo de animal desejado e mais apropriado para a propriedade e seu sistema.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...