Agricultores de Sério aprendem sobre a melhor forma de fazer silagem

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promoveu encontro de agricultores do município para tratar sobre dois temas: silagem e tuberculose bovina. O evento foi realizado no salão paroquial, no Centro da cidade.

No primeiro momento, a médica-veterinária do município, Márcia Nonnemacker, realizou uma palestra explicando sobre a tuberculose bovina. a doença atinge animais de todas as idades. Márcia apresentou os sintomas característicos da enfermidade e chamou a atenção para a adoção de medidas de prevenção. A forma mais segura para identificar os animais doentes, segundo ela, é o teste de tuberculose, que está sendo exigido para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Na segunda parte do encontro houve palestra com os técnicos da Emater de Sério, Luciano Cavaletti; médio-veterinário da Emater regional, Martin Schmachtenberg; e com o supervisor técnico da empresa, João Francisco Quaresma Caieno. Eles falaram sobre cuidados e quanto à forma correta de fazer a silagem de milho. Os profissionais enfatizaram a importância do preparo do local onde o produto será armazenado e sobre o momento certo de fazer o corte do milho para garantir a maior parte dos nutrientes de que os animais necessitam.

Luciano Cavaletti disse que esse tema foi uma demanda que os próprios produtores levantaram pela necessidade de reduzir as perdas da silagem e fazer o melhor aproveitamento.

Após a parte teórica, os agricultores assistiram a uma demonstração prática. Foi, inclusive, mostrado como afiar as facas para obter o melhor corte do pé de milho e as partículas no tamanho mais adequado. “Foi um encontro muito produtivo, especialmente por oportunizar a troca de ideias entre os participantes”, destacou o secretário da Agricultura, Luciano da Silva.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...