Agricultores de Roca Sales são apoiados por Programas da SDR/RS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) promoveu a assinatura de contratos, na tarde desta quarta-feira, dia 4, para repasse de recursos para 12 agricultores familiares de Roca Sales. Serão beneficiados nove produtores com a construção de viveiros de piscicultura, por meio do Programa RS Pesca e Aquicultura, além de três agricultores familiares que receberão R$ 10 mil cada, por meio do Programa de Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho, para investimentos em seus empreendimentos. Os valores serão obtidos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Em ambos os casos, os beneficiários terão a possibilidade de acesso ao bônus adimplência de 80% do valor do investimento, em caso de pagamentos em dia.

Para o produtor Itacir Antônio Erthal, da localidade de linha Marechal Floriano Baixa, um dos beneficiários de projeto para a construção de açude, a ação é importante por possibilitar a diversificação da propriedade. Produtor de frutas e verduras utiliza a água de quatro açudes para a irrigação do pomar e da horta. “O meu objetivo é construir um quinto açude voltado à piscicultura”, relata. Na opinião de Itacir, é importante que o homem do campo não se acomode, procurando sempre alternativas de ampliação da produção. “Essa é a melhor maneira de qualificara vida de toda a minha família”, diz.

Já o empreendedor Laércio Dentee, da localidade de Linha Sete de Setembro, que terá acesso a recursos para investimentos na sua agroindústria, esse é o tipo de incentivo que ajuda o produtor a seguir trabalhando. Com um empreendimento voltado à produção de ovos, pretende realizar a reforma do espaço, com o valor que será repassado. “Há uma série de adequações eu relação ao piso, as aberturas, ao forro e a pintura que realizarei com este dinheiro”, afirma. “Mesmo produzindo ovos há mais de 15 anos, encaro essa etapa como um novo ‘começo’ em minha caminhada”, avalia.

Representando o secretário Elton Scapini, o diretor do Departamento de Pesca, Quilombolas e Indígenas (Dpaqui), da SDR/RS, Valdomiro Bosa, lembrou a importância do programa RS Pesca e Aquicultura, que já possibilita aos produtores o Licenciamento Ambiental e a Outorga da Água. “Temos o objetivo de licenciar mil piscicultores até o final do ano, com a possibilidade de produzir peixe sem agredir o meio ambiente”, afirmou. Em sua fala também lembrou a recente homologação do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes), que também trabalhará para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Já a diretora adjunta do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (Daca) da SDR/RS, Joice Timm, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em levar as políticas públicas diretamente para a casa dos agricultores familiares. “Ás vezes são pequenos projetos, mas que significam muito para quem está tendo acesso a eles”, disse. De acordo com Joice, o objetivo do Programa Sabor Gaúcho será o de legalizar cerca de mil agroindústrias até o final do ano. “É importante trabalhar em prol de quem coloca comida na mesa no brasileiro”, salientou.

Sobre os investimentos feitos pela SDR/RS em Roca Sales, o coordenador regional Mauro Stein garantiu que eles não seriam possíveis sem o trabalho em parceria. “Hoje, temos projetos sendo executados em todos os municípios do Estado nesse sistema”, enfatizou. De acordo com Stein, só em Roca Sales foram mais de R$ 540 mil aplicados pela SDR nos últimos quatro anos, em diversos programas. “Esta é uma secretaria de pequenos recursos, mas bem distribuídos”, ressaltou. O gerente regional Luiz Bernardi definiu Roca Sales como o berço das agroindústrias. “É fruto de um trabalho de muitos anos e que hoje tem continuidade”, afirmou.

Outras autoridades locais, como o prefeito de Roca Sales Nélio José Vuaden; o secretário municipal da Agricultura, Evaristo Bronca; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Koste; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Conder), Dirceu Horst; o engenheiro agrônomo e supervisor da Emater/RS-Ascar, Paulo Rodrigues; o coordenador regional da SDR/RS, Rudimar Müller; o gerente do Banrisul – unidade Roca Sales, Cristiano Müller, o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Deoclésio Piccoli e o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Miritz, também participaram da solenidade.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...