Agricultor da localidade de Apetiri instalará granja de ovos caipiras

Uma nova opção de rendimento para pequenas propriedades está sendo viabilizada na localidade de Apetiri, em Progresso. Trata-se da instalação de uma granja para produção de ovos caipira pelo casal Nésio e Marli Almeida, os quais há vários anos trabalhavam no cultivo de fumo para o sustento de sua família. Ao participarem de uma atividade desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, sendo uma etapa da Chamada Pública do Tabaco, realizada em uma propriedade de Morro Azul, motivaram-se para o plantio de pepinos e hortaliças.

Atualmente os agricultores, auxiliados pelas duas filhas, produzem cerca de 50 toneladas de pepinos ao ano, os quais são absorvidos pela Agroindústria Seibel, estabelecida em Progresso. Com o sucesso no plantio de pepinos foram aos poucos diversificando a produção para outras espécies de hortaliças como couve-flor, brócolis, alface, rúcula e outras. Também comercializam seus produtos na feira municipal, que acontece a cada 15 dias no centro da cidade, o que aumenta ainda mais a renda familiar.

Para a próxima safra 2014/2015 a família não vai mais plantar tabaco e sim se dedicar integralmente para as atividades da granja de ovos, que está em processo de construção e legalização. A granja deverá abrigar cerca de 500 matrizes as quais deverão produzir diariamente na proporção de 90%. Também a família dará continuidade ao desenvolvimento do plantio nas estufas, inovando na produção de morangos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...