Administrar o tempo é agir mais e reagir menos, ensina consultor

O engenheiro e mestre em informática, também fundador e diretor da primeira empresa brasileira com foco específico em produtividade pessoal, Jaime Barreiro Wagner, palestrou durante a última reunião-almoço promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Estrela (Cacis), no dia 17 de abril, no Estrela Palace Hotel.

Wagner afirmou que tempo é vida, uma vez que temos uma linha de espaço que começa no dia em que nascemos e termina quando morremos. O que fazemos nesse período determina a grandeza da nossa existência, segundo o palestrante. “Fazer bom uso do tempo é viver bem. O que fazemos são respostas automáticas para controlar eventos externos. Temos que ganhar controle sobre nossas decisões. Só assim conseguimos eficácia na administração das nossas ações”, afirmou.

O consultor salientou que as pessoas agem com emoção quase o tempo todo, dispensando a capacidade analítica de resolver conflitos e, na maioria das vezes, a resposta é automática. Como decidir o que fazer a cada instante é um desafio constante que envolve parar de se deixar levar, sem preocupação e assumir a responsabilidade pelo controle. “Administração do tempo é a luta constante de agir mais e reagir menos. Escolher prioridades é fundamental. Não existe falta de tempo, mas sim, de prioridade”, frisou.

Para encerrar sua participação, Jaime Wagner destacou que é necessário ter foco, planejamento e reflexão para se alcançar a eficiência na otimização do tempo. “Precisamos de técnicas e ferramentas que permitam a organização. O desafio é mudar o comportamento”, finalizou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...