Administração cogita instalação de free stall em Doutor Ricardo

Com o propósito de instalar um sistema free stall no município e verificar, de perto, o seu funcionamento, o prefeito Alvimar Lisot, acompanhado do secretário da Agricultura, Idinei Corneli, e do técnico da Emater/RS-Ascar Paulo Severgnini, visitou, no início deste mês, uma propriedade rural em Seberi. A intenção é melhorar o trabalho do produtor de gado leiteiro e tornar o ambiente mais confortável e saudável para que os animais possam produzir mais leite.

Para o funcionamento do sistema free stall, é necessário um galpão coberto, com uma cama de areia, na qual a vaca irá se levantar exclusivamente para se alimentar e passará o restante o dia deitada, ruminando. O princípio do confinamento é que os animais fiquem em locais apropriados, com alimentação variada e em quantidade necessária.

Severgnini explica que o sistema concentra mais cabeças em uma área menor da propriedade, o que aumenta a qualidade e agrega em torno de 15% ao valor do litro de leite. Conforme Cornelli, a alimentação acaba se tornando mais barata e direcionada e pode ser balanceada conforme a produção de cada animal. “No sistema convencional, é o animal que vai em busca do alimento. A complementação ocorre no cocho, com concentrados e volumosos, como silagem, pasto e feno.”

Durante a viagem, também estiveram presentes os produtores Valdecir Guzzon, Fabio Secch, Inelvo Gasi, Hermelindo Zanella e o empresário Debrunes Biolchi. Atualmente, em Doutor Ricardo, a maioria da população vive na zona rural, dedicando-se à criação de aves, suínos e gado leiteiro.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...