Acil realiza sensibilização e implanta Programa de Núcleos Setoriais

Mulheres empreendedoras e empresários do ramo da hotelaria participaram de encontro de sensibilização para implantar os núcleos da Mulher Empreendedora e dos Hoteleiros na região. A palestra, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foi realizada no salão de eventos da entidade.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) Osmar Vicentin, que falou sobre a importância do associativismo e da essência da nucleação para grupo de mais de 30 empresários.

Vicentin explicou aos presentes sobre o funcionamento dos grupos que formarão estes dois núcleos e que integram de forma pioneira o Programa de Núcleos Setoriais da Acil. As empresas que constituirão os núcleos terão acesso a conhecimento e troca de experiências que as levarão a conquistar diferenciais de gestão e atuação no mercado cada vez mais competitivo.

Soluções conjuntas

Os grupos serão moderados, acompanhados e aconselhados por profissional da Acil especializada em consultoria grupal. Os empresários discutirão os seus problemas comuns e juntos buscarão soluções. Ao final da apresentação, o consultor debateu com os empresários, esclarecendo pontos importantes do programa.

O presidente da Acil, Alex Schmitt, destacou que o Programa de Núcleos Setoriais é mais uma solução empresarial disponibilizada pela entidade que reforça a importância da união em associação como forma das organizações potencializarem sua atuação e aumentarem a competitividade. “A gestão de relacionamento proporcionada pelo associativismo é ferramenta indispensável para empresas de todos os segmentos produtivos”, enfatiza.

O programa de núcleos empresariais é uma das iniciativas do programa Empreender. O Empreender, por usa vez, integra o programa Pertencer, parceria firmada entre a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Facisc para o desenvolvimento das entidades empresariais gaúchas e catarinenses.

Programa Empreender

Um dos programas de maior sucesso no Brasil voltado para o desenvolvimento empresarial, o Empreender nasceu em Santa Catarina em 1991 e continua sendo um dos carros chefes da Facisc. Atualmente, participam 5.160 empresas catarinenses ligadas a 387 núcleos (ref. maio/2013) que abrangem 58 segmentos diferentes da economia. O programa tem ramificações em todo o Brasil e até no exterior, em países como Moçambique, Chile, Colômbia, México, El Salvador, Guatemala, Honduras, Timor Leste e África do Sul.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...