Acil promove reunião-almoço para ensinar a vender ao governo

A subsecretária da Central de Licitações da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Celic/Sarh), Nizani Nizani, é a convidada e palestrante da reunião-almoço (RA) que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promove em 12 de agosto. Nizani fala sobre o “Programa Fornecer: compras governamentais como políticas públicas”, ensinando como as empresas podem se habilitar para vender ao governo. O evento ocorre a partir das 11h45min no salão de eventos da Acil, Rua Silva Jardim, 96, Centro.

O empresariado da região terá uma bela aula para saber como preparar suas empresas para vender ao governo e como efetuar investimentos que, posteriormente, possam dar bom retorno financeiro. Os participantes serão levados à reflexão sobre os fatores que impulsionam o desenvolvimento dos negócios.

Programa

O Programa Fornecer – Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas tem como objetivo explorar a demanda por bens e serviços do Estado do Rio Grande do Sul para fomentar as micro e pequenas empresas (MPE’s), de forma a garantir acesso ao mercado de Compras Públicas. Visa também a fazer uso do “Poder das Compras Governamentais” como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável, de distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais, gerando, concomitantemente, economicidade nas licitações.

Consolidado como programa de Estado, o Fornecer está em plena fase de expansão. A exclusividade prevista em lei não se aplica somente à alimentação. Pequenas obras e serviços de engenharia no interior já estão sendo licitadas nos mesmos moldes – o que traz celeridade aos processos, dada a dificuldade de contratação de empresas para obras de baixa atratividade e em municípios distantes da Capital. A meta da Central de Licitações é aplicar o dispositivo legal a todas as compras públicas passíveis de serem realizadas dessa forma até 2014.

O Fornecer constitui-se na aplicação prática da visão de licitação como política pública. Licitar, nesse entendimento, não se restringe ao suprimento de uma demanda governamental, mas engloba objetivos como possibilitar o desenvolvimento da classe média nacional, fomentar a indústria e o comércio, incentivar o investimento e a geração de emprego no país através da contratação de MPE’s que respondem por, aproximadamente, 99% das empresas existentes e cerca de 60% dos empregos formais no Brasil.

Palestrante

Natural de Ijuí, Nizani é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e exerce atividade no setor público desde 1992. Neste ano, entrou para o estado através de concurso para exercer o cargo de técnico–científico na Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais.

Posteriormente, em 1999, foi guindada à condição de subchefe administrativa da Casa Civil, do Gabinete do governador Olívio Dutra. A subsecretária da Celic exerceu esta função até dezembro de 2002.

Nos anos subsequentes, acumulou novas experiências na Secretaria da Agricultura, acrescidas de uma breve passagem pelo Instituto Geral de Perícias. Nizani é servidora concursada do quadro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Neste órgão, foi aprovada como auditora em 2006. A palestrante permanece vinculada ao TCE, porém cedida à Sarh para exercício das atribuições pertinentes ao cargo de subsecretária da Celic.

Confirmação de presença

Os interessados em participar da RA podem adquirir o ingresso no valor de R$ 33 para associados, sendo este também o valor para toda a comunidade. As confirmações de presença devem ser feitas até às 17h do dia 09 de agosto pelo fone (51) 3011-6900 ou e-mail recepcao@acilajeado.org.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...