Acil e CIC-VT promovem reunião-almoço com secretários de estado

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) promovem reunião almoço com os secretários de Minas e Energia, Lucas Redecker, e do Meio Ambiente, Ana Pellini. O encontro está marcado para o dia 25 de maio, na sede da Acil, em Lajeado, ao meio dia. Os dois secretários abordarão as iniciativas de suas áreas para agilizar o processo de liberação de licenças de projetos ambientais, principalmente no segmento de produção de energia.

Um grupo de empresários, comerciantes e políticos da região ligados à CIC-VT reuniu-se nesta segunda-feira, dia 11, na Acil, a duas semanas do evento, para preparar o encontro e discutir metas de ações. O que preocupa as lideranças é a queda do PIB do Vale do Taquari. De acordo com um levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) da região caiu de 4% para 3,4% em 10 anos. Em 2014, o déficit do Vale do Taquari foi maior que o percentual do Estado, fechou em 14%; já o RS 9%.

É preciso mais investimentos para fortalecer a economia local, diz o presidente da CIC-VT, Ito Lanius. Ele acredita que através da geração de energia vai ser possível retomar o crescimento do PIB regional. 
 “Nós queremos mais clareza nos processos de liberação para a construção de hidrelétricas. Projetos demoram cinco ou mais anos para serem analisados pelos órgãos de fiscalização. Uma demora que pode comprometer a economia como um todo”, enfatiza Lanius.

Dados divulgados pela empresa Egope Pesquisas, durante a reunião preparatória, apontam que o setor que tem mais representatividade da região no Estado é a agropecuária. O incremento na energia pode possibilitar a expansão de indústrias e agronegócios e isso, contribuiria para o aumento do PIB. Essas demandas vão ser apresentadas durante a reunião almoço. A CIC-VT e Acil esperam mobilizar toda a comunidade para esse tema que é uma das bandeiras das duas entidades.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...