Acil comemora 94 anos e lança nova identidade visual

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) está de cara nova. A nova identidade visual da entidade, uma das mais tradicionais e conhecidas do estado, foi lançada na última quarta-feira, dia 28, em evento especial dedicado aos associados em comemoração aos seus 94 anos.

Desenvolvida pelo estúdio lajeadense Frente, a nova marca tem o objetivo de sintetizar a história construída pela entidade em Lajeado e no Vale do Taquari em um símbolo inovador, moderno e mutante.

A entidade busca a transformação, reinventando-se a cada dia e sendo agente de construção do futuro que se encontra em permanente estado de evolução, acentua o seu presidente, Alex Schmitt, que conduziu o processo de “tradução” da marca para os novos tempos. Contou neste processo com o apoio do Conselho Consultivo Empresarial, formado pelos ex-presidentes, e sua atual diretoria.

Marca mutante

A construção da nova identidade da Acil buscou em sua composição a sinergia característica da atuação da entidade e encontrou a inspiração de aspectos históricos de Lajeado até a modernidade de algumas cidades da Europa. O desenvolvimento do trabalho foi apresentado pelo designer Rodrigo Brod. Ele contextualizou a leitura, estudo e configuração que resultaram na formatação final da identidade.

O símbolo espelha a letra “L” de Lajeado representando um exponencial crescente. Localizado na parte superior, à direita, o ícone aponta para o futuro e busca impulsionar e potencializar o desenvolvimento do munícipio.

Os segmentos da indústria, comércio e serviços estão representados pelas três partes mutantes do ícone, constituídas de elementos básicos principais que permitem versões da marca em diferentes cores e proporções, sendo possível chegar a uma infinidade de versões.

Desta forma, em cada área de atuação, a entidade pode usar diferentes cores de identificação como, por exemplo, verde para o ambiente, laranja para inovação, roxo para o desenvolvimento, vermelho para o turismo e rosa para a comunidade, entre outros.

Cases

Após o lançamento e almoço festivo, durante a tarde, três cases de sucesso de empresas associadas mantiveram a atenção dos mais de 120 convidados e colaboradores da Acil. O proprietário da Sorvebom, Martin Eckhardt, contou a vitoriosa história da empresa que teve um “início improvável”. A seguir, Renato Arenhart, expôs o case da Vidraçaria Lajeadense. Por último, o jovem empresário Felipe Manfrói compartilhou a sua vivência empreendedora como criador da Objetivo Fotografia junto com o sócio Eduardo Stoll.

O evento teve ainda o sorteio entre os participantes de viagem ao Nordeste, cortesia da agência de turismo Free. Ao final, os associados brindaram os 94 anos da Acil. Além da Free, o evento teve o apoio de MSommer, Imec, Italianinho Alimentos, Attitude, Excellence Garçons, Frente e Gioia Degasperi.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...