Acil comemora 92 anos de atuação em prol do desenvolvimento de Lajeado

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) comemora nesta segunda-feira, dia 28, 92 anos de fundação. Desde o primeiro presidente, Carlos Fett Filho, até o atual, Ronaldo Zarpellon, já presidiram a entidade de classe 55 empresários. A organização está instalada em sua sede própria desde 21 de outubro de 1951, na Rua Silva Jardim, 96, Centro. Recentemente, o prédio passou por reformas que modernizaram a parte interna e conservaram a exterior, mantendo o seu perfil arquitetônico histórico.

A principal marca da Acil é a atuante participação de suas diretorias, através do trabalho voluntário junto aos poderes constituídos, visando o desenvolvimento econômico e social da comunidade. “Uma entidade de classe só é forte, atuante e representativa quando conta com o apoio e a participação de empresários que zelam pelo seu conceito na comunidade e no meio empresarial”, enfatiza Zarpellon.

O presidente adianta que o sucesso da Acil deve-se ao empenho com que sucessivas gerações de diretores dedicaram-se ao desenvolvimento do município longo destes 92 anos. “O associativismo é o traço cultural característico das sociedades mais desenvolvidas. É o recurso pelo qual as entidades conquistam respaldo para encaminharem e defenderem diversas bandeiras e reivindicações que garantirão as condições mais adequadas para atuação mercadológicas e competitivas de seus associados”, prega o líder empresarial.

Desenvolvimento

Zarpelon reforça os valores seguidos pela entidade. “Temos como princípios básicos de trabalho a cooperação, representatividade, desenvolvimento, cidadania, empreendedorismo e o aperfeiçoamento contínuo da entidade como um todo. A renovação e inovação são fundamentais para o reinventar de nossa atuação no sentido de continuar contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento local e regional ”, reforça.

“Agradecemos e exaltamos o esforço dos fundadores e sucessivas gerações de líderes que vem atuando em prol do desenvolvimento econômico e social de Lajeado e Vale do Taquari. Neste sentido, reconhecemos como fundamental o apoio e o voto de confiança que recebemos de todos os associados”, enaltece Zarpellon.

Instituições apoiadoras

A Acil conta com mais de 400 associados. Membros de sua diretoria integram conselhos, comitês, fundações e diferentes organizações da sociedade civil de Lajeado e região, caracterizando a atuação da entidade nas grandes mobilizações em prol do desenvolvimento do Vale do Taquari.

Também funcionam junto à Acil entidades como o Sebrae VTRP, Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari, Programa de Qualificação Empresarial, Junta Comercial, Associação Lajeadense Pró Segurança Pública, Delegacia Regional do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do RS, BRDE e Parceiros Voluntários.

Mobilizações

Entre muitas bandeiras, a Acil está mobilizada em ações como:

  • duplicação do trecho da RSC-453 e ERS’s 129 e 130 – Venâncio Aires à Muçum;
  • duplicação da BR-386;
  • redução da carga tributária;
  • fomento à capacitação e ao emprego;
  • reativação do terminal intermodal rodo-hidro-ferroviário de Estrela;
  • melhoria nas telecomunicações e transmissão de energia;
  • estímulo ao empreendedorismo;
  • apoio à construção do presídio regional;
  • melhorias no trânsito;
  • estímulo ao voluntariado e à responsabilidade social empresarial;
  • incremento de ações visando maior segurança pública;
  • desenvolvimento de novas rotas turísticas;
  • instrução e capacitação dos empresários e trabalhadores em geral; e
  • organização de eventos como Construmóbil, Expovale e AgroInd.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...