Acil apresenta caso de criação do OS Lajeado no Congresso da Federasul

Canela – A forma de criação e o funcionamento do Observatório Social (OS) de Lajeado foi um dos cases de sucesso apresentados durante o Congresso da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) que aconteceu na sexta e sábado (07 e 08.07) em Canela. A apresentação do case foi feita pelo presidente do OS Lajeado e vice-presidente jurídico da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Fernando Santos Arenhart. O convite para apresentação do case pela Acil foi feito pela Federasul em função do destaque estadual alcançado pelo OS Lajeado e para servir, assim, como modelo e estímulo à criação pelas entidades empresariais de Observatórios em outros municípios gaúchos.

Controle social
Sob o título “Setor produtivo e controle social: o caso do Observatório Social de Lajeado”, Arenhart explicou a forma de criação, princípios de funcionamento e a missão do OS aos mais de 300 congressistas presentes, no maior evento já promovido pela Federasul. Arenhart destacou a importância da busca de mobilização de todas as forças vivas do município para viabilização da criação e a manutenção do órgão. Ressaltou como foco principal de sua apresentação a necessidade estratégica que o meio empresarial precisa assumir em relação à exigência do uso eficiente dos recursos públicos. “Desta forma, o setor produtivo estará efetivamente desempenhando como protagonista um dos fundamentais papeis de uma comunidade soberana e cidadã que é o controle social das ações públicas”, complementa.

Homenagem
O congresso foi aberto e coordenador pela presidente da Federasul, Simone Leite. Contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, entre as quais o governador José Ivo Sartori e a senadora Ana Amélia Lemos. A Acil esteve presente com comitiva de membros da diretoria e funcionários liderada pelo presidente Miguel Arenhart. Ele enfatiza a importância da participação em eventos desta natureza pelas oportunidades de capacitação e reflexão sobre o papel da entidade empresarial e a integração com representantes de associações e câmaras de indústria e comércio de todo o Brasil. Entre os vários painéis e eventos realizados ao longo da programação do congresso, o presidente da Acil recebeu homenagem da presidente da ONG Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul, Maria Elena Pereira Johannpeter, pelos 17 anos de funcionamento da PV em Lajeado.

Fonte Imprensa Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...