Aci-e dá dicas sobre elaboração de currículos

EMPREGO E RENDA: Currículo é o documento que apresenta profissionalmente a pessoa que busca uma vaga no mercado de trabalho. Nele, deve constar tudo o que é essencial para que o empregador possa decidir sobre uma entrevista, uma oportunidade ou tornar-se um colega.

Conforme a psicóloga do Banco de Talentos da Aci-e, existem alguns deslizes quanto ao conteúdo da folha de papel que chega aos recrutadores, que merecem ser evitados. Por isso, ela dá recomendações importantes.

Quanto à aparência do currículo: variações de cor, tamanho, fonte e alinhamento de texto, linhas e marcadores em excesso poluem o documento. “É essencial escolher uma fonte padrão, resumir em itens somente o necessário e organizar de forma clara seus dados. Lembre-se que este é um instrumento que fala de você!”, orienta.

Quanto ao objetivo: item importante, por meio do qual é possível saber se a vaga em aberto oferece aquilo que o candidato procura. “Sem indicar o objetivo profissional, o candidato dá a entender que está disposto a qualquer aventura só para ter um salário no fim do mês; por isso, é importante ser claro. Exemplo: Objetivo: Vendedor, atendimento ao público”, ensina.

Segundo Bianca, o Resumo também é um campo importante a constar no currículo. “Saber o que você faz, é ou acredita, oferece subsídios para que o contratante analise o quanto o candidato tem os valores parecidos com o da empresa”, explica. Também, é possível identificar a capacidade expressiva do candidato. Recomenda-se que seja em um único parágrafo.

Quanto à sinceridade, prefira colocar os fatos verídicos e relevantes sobre você. “Não opine ou faça julgamentos sobre seus outros trabalhos neste documento, se for importante fazê-lo, faça pessoalmente durante uma entrevista, isso aumenta suas chances de ser compreendido.”

 

Saiba mais

O Banco de Talentos é um serviço oferecido pela Aci-e, que está disponível para empresários que queiram contratar e pessoas que procuram serviço. A análise dos currículos é feita por uma psicóloga, que avalia o perfil do candidato em relação à vaga ofertada, com o objetivo de diminuir a rotatividade nas empresas e promover satisfação ao trabalhador, à medida que atuará naquilo que tem talento. Saiba mais. Informe-se na Aci-e.

 

Fonte Assessoria de Imprensa ACI-E

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...