Abertura oficial da Femate ocorre nesta quinta-feira

Um dos principais eventos do Estado, que evidencia a cadeia produtiva da erva-mate, será aberto oficialmente nesta quinta-feira, dia 11. A 7ª Femate começa com uma ampla programação. A abertura oficial ocorre às 19h, no palco principal do Parque de Eventos. Antes porém, às 15h30min, haverá o Encontro das Soberanas, no Centro de Convivência do Idoso. Neste mesmo horário, no Cras, ocorre o Encontro das Primeiras-Damas. Também às 15h30min, realiza-se assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

O destaque da programação neste primeiro dia fica a cargo da inauguração do Monumento ao Tarefeiro, às 18h20min, na entrada do Parque.

Na área de shows, o do grupo Tchê Barbaridade, ocorre na sexta-feira às 22h, e Marcos & Belutti, no domingo às 20h. No sábado, a atração fica por conta da gravação do programa Galpão Crioulo, às 19h30min.

Durante os quatro dias de evento, a Feira Comercial e Industrial estará aberta à visitação das 10h às 22h, com entrada franca. A Escola do chimarrão é uma das presenças confirmadas.

O Salão Gastronômico é a grande novidade a ser conferida durante a Femate. Aberto de quinta a sábado, das 19h30min às 22h30min, e no domingo, das 12h às 15h, oferecerá uma gastronomia voltada às características locais, com ênfase na erva-mate. Os ingressos para o Salão Gastronômico custam R$ 25 para crianças e R$ 50 para adultos.

O presidente do evento, Dall’Agnol, diz que a expectativa para a abertura é muito boa. “Os estandes já estão montados. Estamos trabalhando nos ajustes finais da estrutura do evento. Estamos trabalhando nos ajustes finais da estrutura do evento. O objetivo, agora, é preparar o melhor chimarrão para receber os visitantes”.

Dia de campo trabalhará a qualidade da erva-mate

O segundo dia da Femate vai começar com uma programação voltada ao manejo nas propriedades rurais, especificamente com relação à qualidade da erva-mate produzida. Um dia de campo ocorre na propriedade de Elton Gasparin, em Linha São Lourenço, a partir das 8h. As atividades serão divididas em seis estações, conforme explica o técnico em Agropecuária Cleber Schuster. “Trabalharemos quatro estações sobre manejo no erval – poda, adubação, produção de mudas e prevenção de doenças – uma sobre embelezamento da propriedade, para mostrar que o campo é um excelente lugar para se viver, e outra será dedicada ao repasse de orientações para os produtores se adequarem ao Código Florestal”, explica. A entrega dos certificados ocorre às 16h30min, no Palco 2 da Femate.

Evento apresenta Arca das Letras

O projeto intitulado “Arca das Letras” será lançado durante a 7ª Femate, em ato que ocorre nesta sexta-feira, dia 12, às 15h, no auditório do Parque de Eventos. O ato está a cargo da equipe do escritório local da Emater/RS-Ascar que, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), conquistou dez arcas de leitura para o município. De acordo com o técnico em Agropecuária Cleber Schuster, cada arca contém 200 livros que falam sobre agricultura, saúde e educação. As arcas percorrerão as comunidades do interior, pois o objetivo é despertar o gosto pela leitura com assuntos que sejam do interesse das famílias rurais. “Temos uma expectativa muito grande com este projeto. Serão, inicialmente, dois mil livros que estarão chegando às famílias do interior”, declara. Os agentes de leitura (pessoas que serão responsáveis pela circulação das arcas e dos livros) participam de capacitação no dia 24 deste mês.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...