Abertura de açudes deve diminuir impacto das estiagens

Mesmo com as previsões de chuvas acima da média, no mês de janeiro, há uma certa preocupação dos agricultores do Vale do Taquari com a produção, já que neste período a evaporação aumenta e o calor intenso acaba prejudicando algumas culturas.Várias propriedades agrícolas foram beneficiadas com abertura de açúdes para estocar água para irrigação, através de ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). No município de Arroio do Meio, os beneficiados foram oito produtores, segundo informa a Emater/RS-Ascar, entre os quais está Selvino da Costa, um pequeno agricultor estabelecido no Passo do Corvo, em Arroio do Meio.

Entre as atividades que desenvolve está a produção de frutas – moranguinho e pêssego. Até o verão de 2013, Selvino amargava perdas com a sua produção de hortaliças e frutas, já que quando havia estiagem, perdia praticamente tudo, por não dispor de água. Na época tomou uma decisão para amenizar esta realidade: foi beneficiado com a abertura de um açúde com finalidade dupla – coletar água de uma vertente da propriedade e da chuva, e ainda criar peixe. Hoje ele já usufrui desta estrutura e está com tranquilidade para irrigar seus cultivos de frutas e assim, ter uma produtividade maior, o que lhe garante mais renda. Sua produção é colocada no programa da Merenda Escolar e nas feiras semanais realizadas no Centro da cidade.

Retorno

Selvino é um filho da terra, originário do interior de Colinas. Por vários anos trabalhou como pedreiro e residiu em Campo Bom. Decidiu voltar para o interior e produzir alimentos. No Passo do Corvo, possui quase cinco hectares com atividades agrícolas diversificadas e uma exuberante mata nativa. Não perdeu a oportunidade de elogiar o trabalho da Emater/RS-Ascar, que sempre está pronta para lhe dar assistência. “Se não fosse esta empresa, que me dá orientação técnica e acompanha minha propriedade, a atividade na agricultura não seria possível”, frisa o produtor.

Ações na região

Na região do Vale do Taquari, a SDR conjuntamente com a Emater/RS-Ascar, está realizando ou apoiando 276 ações de reservação de água em microaçúdes, cisternas, sistemas de irrigação e redes de abastecimento em comunidades rurais através dos Programas “Irrigando a Agricultura Familiar”, “Apoio à Infraestrutura Rural” e “Pesca e Aquicultura”.

No programa “Irrigando a Agricultura Familiar” estão sendo implantados 168 projetos no total, sendo que destes, 72 estão concluídos ou sendo executados com recursos próprios do programa e outros 96 projetos estão sendo elaborados com recursos votados através da Consulta Popular (PPC) 2012/2013, abrangendo cerca de 80% dos municípios da região.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...