Abertura da 7ª Femate ocorre em grande estilo

Uma roda de chimarrão marcou a abertura oficial da 7ª Femate, na noite desta quinta-feira, dia 11, no Parque Municipal de Eventos. Durante a solenidade, cuias de chimarrão passavam de mão em mão entre as autoridades presentes ao evento. Em acolhida aos visitantes e lideranças locais, regionais e estaduais, o presidente do evento, Jonas Dall’Agnol, juntamente com o prefeito Luiz Paulo Fontana e demais integrantes da comissão organizadora falaram da alegria em realizar esta que, segundo eles, é a Femate das Femates.

“É um conjunto de ideias que fazem grandes obras, e este evento só está sendo grande pela soma dos esforços não apenas da comissão organizadora como de toda a comunidade”, frisa Dall’Agnol. A importância da Festa da Erva-Mate para o município, para a região alta do Vale do Taquari e para o Estado foi enaltecida durante a solenidade. Dall’Agnol lembra que 40% da produção gaúcha de erva-mate provém de Arvorezinha.

O prefeito Luiz Paulo Fontana destacou que a 7ª Femate já é recorde de expositores, especialmente no ramo ervateiro. “Estamos com 23 ervateiras presentes, e certamente iremos registrar recorde de público”, prevê.

Entre as autoridades presentes, destaque para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, deputados estaduais e federais, e o vice-presidente do Centro Yerbateiro Paraguaio, Nestor Coralewski.

Representando a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o engenheiro agrônomo Valdir Zonin enfatiza o quanto a erva-mate está expandindo em todo o mundo. “Vimos um crescimento do produto nas escolas, nos municípios, e em inúmeros países, como China, Índia, África e Itália, que lançou o sorvete italiano de erva-mate na Expointer deste ano”, cita.

O evento segue até domingo, dia 14, com uma ampla programação. Destaque para o encontro dos vereadores estaduais e do Vale do Taquari, que ocorre nesta sexta-feira, às 19h, na sede do Poder Legislativo; para o Seminário Nacional da Erva-Mate, que ocorre sábado, às 8h, no Palco 2, e para a gravação do Programa Galpão Crioulo, às 19h30min, no palco 1. No domingo, a programação conta também com o concurso Ronco do Chimarrão, às 10h30min, e entrega de troféu ao maior produtor de erva-mate, ambas atividades realizadas no palco 2.

A 7 Femate encerra no domingo com o show nacional de Marcos & Belutti, às 20h, no palco 1. O preço dos ingressos varia de R$ 27 a R$ 52.

Homenagem aos pioneiros da Femate

Uma homenagem foi prestada aos pioneiros da Festa da Erva-Mate durante a solenidade. O primeiro prefeito de Arvorezinha, Darci Pompermaier, e o primeiro presidente do evento, Pedro Farias, foram agraciados pela ousadia de, no ano de 1951, pensar e realizar um evento que valorizasse a cultura que predomina na economia local, “e que hoje se consolida como uma das principais do Estado”, lembra o prefeito Luiz Paulo Fontana.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...